A CPFL regularizou 14,4% mais instalações elétricas em 2023 na comparação com o ano anterior. A companhia de energia informou que o crescimento se deve a inspeções antifraude mais assertivas, com auxílio da inteligência artificial. Essas fraudes são conhecidas como “gatos”, popularmente.
Segundo a concessionária de energia, foram regularizados 627 pontos de consumo; em 2022, o total fora de 548.
Nas regiões de São Carlos e Araraquara, a CPFL regularizou 2.063 pontos. O trabalho resultou em recuperação de 6 mil Megawatts de energia, quase o dobro de 2022.
“Além de ilegal, fraudar instalações ou furtar energia representam sérios riscos à segurança das pessoas, podendo causar instabilidade no fornecimento e pode ter reflexo da tarifa dos demais clientes”, afirmou a companhia.
De acordo com Rafael Lazzaretti, diretor comercial da CPFL, a inteligência artificial impulsionou as inspeções. “[Ela] possibilita o acompanhamento do consumo e a detecção remota de irregularidades, contribuindo para a redução da reincidência e a diminuição do número de inspeções necessárias”.
“Outra tecnologia que empregamos no combate às fraudes é a blindagem das medições, inclusive nos grandes clientes, como indústrias e comércios. Os medidores com essa tecnologia, são acessíveis apenas aos técnicos da empresa e proporcionam acompanhamento do consumo em tempo real, permitindo que a leitura e faturamento sejam realizados à distância. Só em 2023 blindamos cerca de 37 mil estabelecimentos das quatro distribuidoras da CPFL Energia”, conta Lazzaretti.
Em toda a área de concessão da CPFL Paulista, as ações resultaram, no total, em 76.896 MWh recuperados e 27 mil instalações identificadas como fraudadoras, que foram autuadas e regularizadas em 2023.
FIQUE ON!
Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.