O Procon de São Carlos está nas ruas nesta sexta-feira (24) para fiscalizar as lojas que estão participando da Black Friday. Apenas durante a manhã, duas lojas foram autuadas por irregularidade na precificação dos produtos.
As multas foram aplicadas em duas grandes lojas de eletrodomésticos e eletroeletrônicos localizadas no Centro. No período da tarde, as equipes devem se deslocar até o shopping, onde a maioria das lojas também está participando da ação.
De acordo com André Di Salvo, diretor do Procon, no ano passado várias lojas foram autuadas por propaganda enganosa, o tipo mais comum de infração na Black Friday e que costuma gerar multas de valores altos.
O balanço do Procon-SP, que calculou 1.910 reclamações na ação do ano passado apontou, entre os principais problemas, as seguintes situações:
- Não entrega/demora na entrega;
- Pedido cancelado após finalização da compra;
- Produto e/ou serviço entregue diferente do pedido, incompleto ou danificado;
- Produto e/ou serviço indisponível;
- Maquiagem de desconto (desconto sobre o preço /produto não é real)
Confira aqui o balanço de 2022.
AÇÃO DE ESCLARECIMENTO
O órgão também fará um plantão de atendimento exclusivo para reclamações e denúncias referentes à Black Friday neste sábado (25), das 9h às 15h, na sede que fica na Rua Rui Barbosa, 1.190, no Centro.
O consumidor que deseja reclamar ou esclarecer dúvidas deve ir até o local com documentos pessoais, comprovante de endereço e os documentos relacionados à reclamação. Não será necessário agendamento.
Outras informações podem ser obtidas através do telefone (16) 3419-4510 ou no site do Procon-SP, onde também é possível registrar reclamação online.