O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta quarta-feira (28) o fim de restrições do Plano São Paulo para atividades econômicas em 17 de agosto. Até lá, os estabelecimentos poderão funcionar com novas flexibilizações.
A partir de 1º de agosto e até o dia 16, os estabelecimentos comerciantes – comércios, bares, restaurantes e afins, poderão atender presencialmente até 0h, com capacidade máxima permitida de 80%. Parques estaduais também voltarão ao funcionamento normal.
Do dia 17 de agosto em diante, todas as restrições para atividades econômicas serão suspensas, tanto o limite de ocupação dos estabelecimentos quanto o horário reduzido de funcionamento. A “retomada segura”, como foi anunciada, coincide com a data prometida para que todos os adultos acima de 18 anos tenham tomado ao menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19.
De acordo com Doria, as medidas anunciadas são positivas e mostram o retorno gradual das atividades. “A vida está voltando ao normal do Estado de São Paulo, garantindo vidas, proteção e a retomada de atividades econômicas”, disse.
Todos protocolos sanitários devem continuar sendo seguidos, entre eles o distanciamento, o uso obrigatório de máscaras e a disponibilização de álcool em gel para clientes e consumidores.
Mesmo com a retomada das atividades, o Estado de SP prometeu manter a disponibilidade de leitos de UTI até que a circulação do vírus chegue a níveis mínimos.