Boletim conjuntural de economistas da Unesp mostra baixo dinamismo no mercado de trabalho formal da Região Central do Estado em 2023.
Segundo o relatório elaborado por especialistas, a região apresentou redução de 46% na geração de empregos no ano passado, ante 2022. Em termos absolutos, a queda foi de 12,4 mil para 6,7 mil entre os períodos.
“Esse baixo dinamismo da região, comparativamente ao ano anterior, supera em muito o baixo dinamismo já observado no Brasil onde a retração na geração de emprego formal foi da ordem de 26%, e no Estado de São Paulo cuja redução na capacidade de geração de saldos foi de 31%”, afirma.
Os economistas valiam que municípios da região têm enfrentado realidade “mais desafiadora” do que a observada no Estado, mas também revela a “incapacidade de dar dinamismo à economia, promovendo a ampliação dos investimentos e a capacidade de geração de empregos de qualidade”.
Relatório apresenta que, dentre as cidades da Região Administrativa Central, Matão foi a maior geradora de empregos, com 1.380 novos postos de trabalho, Santa Rita do Passa Quatro, com 707 empregos, ficou em segundo. São Carlos, com 651 vagas, encerrou 2023 em terceiro.
FIQUE ON!
Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.