A montadora Volkswagen anunciou a ampliação para R$ 16 bilhões o aporte de investimentos que fará no Brasil até 2028.
Entre as principais novidades são a fabricação de 16 novos veículos e a entrada da fábrica de São Carlos na era da hibridização da mobilidade. A montadora alemã ainda vai desenvolver uma nova plataforma de fabricação que levará em conta a combinação de sistemas de combustão e eletrificação, com sistema de alta voltagem.
Novo motor
Em anúncio, a fabricante de veículos evitou a denominar qual motor trará, mas a expectativa – já revelada pelo sindicato local – é que o novo motor eTSI 1.5 comece a ser fabricado por aqui.
A usina de força atualmente equipa a versão alemã do Golf e tem tecnologias como turbo de geometria variável, desativação de cilindros e ciclo Miller – em contraposição ao ciclo Otto de quase a totalidade dos motores do mercado.
O novo motor deve equipar os novos T-Cross, Taos, Virtus, Polo e a nova picape que será feita no Paraná. A unidade tem 150 cavalos e 25,5 kgfm de torque.
Nova plataforma
Os novos veículos com tecnologia híbrida serão construído com base em uma nova plataforma de desenvolvimento, a MQB Hybrid. A promessa é que os modelos tenham ganhos no espaço interno, conforto e segurança, além de conectividade.
A nova MQB é desenvolvida pela equipe de engenharia da Volkswagen do Brasil, especialmente para a América do Sul.
Ofensiva no mercado
A Volkswagen promete incluir dois veículos inéditos para a fábrica da Via Anchieta, em São Bernardo do Campo. A unidade de São José dos Pinhais, no Paraná, receberá uma nova picape, possivelmente uma concorrente médio-compacta do nível da Chevrolet Montana.
Talvez a principal novidade venha de Taubaté, em que pese os desmentidos do CEO Ciro Possobom de que será um “Novo Gol SUV”. A alemã promete um automóvel inédito e 100% desenvolvido no Brasil. A imprensa especializada aponta para um SUV compacto para ocupar posicionamento de mercado abaixo do Nivus.
Já entre os eletrificados, a gigante de Wolfsburg promete veículos 100% elétricos que se somarão aos ID.4 e ID.Buzz, a Kombi elétrica. Lá fora, a companhia oferta o ID.3, ID.4 GTX, ID.5, ID.5 GTX e o ID.7.
No total, o plano é lançar no Brasil 16 modelos de veículos até 2028, entre Total Flex, híbridos e 100% elétricos.
*Com agências.
FIQUE ON!
Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.