As medidas restritivas que permitiam o funcionamento de atividades econômicas chegam ao fim no Estado de São Paulo nesta terça-feira (17). A cidade de São Carlos (SP) ainda não sabe se adere a recomendação.
O fim da quarentena foi autorizado pela gestão de João Doria (PSDB) um dia após o Dia da Esperança, data que marcou o início da vacinação contra a Covid-19 em jovens acima de 18 anos. Nesta terça (17) já estão sendo imunizados os adolescentes.
A partir de hoje, estabelecimentos comerciais e serviços de todos os setores econômicos não terão mais limite de ocupação ou horários. O uso de máscara entre funcionários e consumidores continua sendo obrigatório.
Também serão liberados eventos sociais, culturais e feiras corporativas com controle de público. Shows com público em pé, pistas de danças e torcida em estádios de futebol continuam proibidos.
No município
A liberação total está autorizada para todos os municípios do estado, mas as prefeituras podem decidir sobre adotar medidas mais duras ou atender a recomendação estadual.
Em São Carlos (SP), o Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus deve se reunir ainda hoje (17) para decidir se encerra ou não as restrições do Plano São Paulo.