A cidade de São Carlos (SP) foi reconhecida como Arranjo Produtivo Local (APL) em tecnologia, inovação e comunicação. A decisão foi comunicada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico na quinta-feira (11).
Os arranjos produtivos locais são aglomerações de empresas com a mesma especialização produtiva, localizadas no mesmo espaço geográfico e que mantém vínculos de cooperação, interação e aprendizagem entre si, contando com o apoio de instituições, governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa.
O reconhecimento estadual chega dez anos depois de São Carlos ser considerado pelo governo federal como a Capital Nacional da Tecnologia. Para o CEO do Onovolab Anderson Criativo, polo de startup na cidade, o reconhecimento é importante para a atração de investimentos.
“Cada reconhecimento desse faz com que a cidade ganhe relevância, visibilidade, tantos em termos estaduais quanto internacionais, nacionais, enfim, porque quando o investidor internacional faz um investimento no Brasil, a empresa de São Carlos conversa sobre receber investimento de uma empresa internacional, quando vai montar um plano de negócios vai contextualizar que está numa cidade que é reconhecida como sendo uma cidade tecnológica. Só um exemplo prático para mostrar que esses títulos, que são subestimados, as vezes não se dá importância a esses reconhecimentos, eles são importantes sim para as empresas que estão nesse contexto”, comenta.
Além de auxiliar nas negociações com investidores, o título faz com que a cidade se torne mais atrativa para talentos na área de tecnologia.
“As cidades estão com uma dificuldade muito grande para reter talentos para trabalhar nas empresas de tecnologia, isso não é novidade em nenhuma cidade, mesmo as capitais estão com muitas dificuldades. Então quando a cidade recebe esse tipo de reconhecimento, fica em evidência o tempo todo, relacionado a questão tecnológica, ele ajuda tanto a reter os alunos que vêm para São Carlos para estudar aqui, ajuda a reter os profissionais que já trabalham em tecnologia e também ajuda a atrair profissionais que não estão aqui”, comentou.
São Carlos tem aproximadamente 250 empresas tecnológicas, segundo dados da Prefeitura. O reconhecimento aconteceu após encaminhamento feito pela Secretaria de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com o Sebrae e Parqtec.