A loja Extra Hiper, do shopping Iguatemi, pode ser convertida para a bandeira Pão de Açúcar. A possibilidade foi mencionada pelo CEO do Grupo Pão de Açúcar, Jorge Faiçal, durante videoconferência com investidores no último dia 15.
Segundo o presidente do grupo, a marca Extra Hiper será inativada na virada do ano, após as festividades de Ano-Novo. A partir de então, as lojas que passarão à batuta do Assaí serão desmobilizadas para obras e as que ficarão sob a GPA passarão por reformas e adequações para relançamento em meados do fim do primeiro trimestre.
“Essas lojas têm algumas características, no seu grande grupo dessas 28 unidades, têm áreas de vendas entre 3 mil e 4,5 mil m², o que a gente chamava de Extra compactos. Ou então são lojas que são dentro de shopping, a maioria shoppings centers mais premium, que antes eram hipermercado e serão convertidas, na maior parte, para Pão de Açúcar”, explica.
O presidente da companhia promete uma conversão “one shot, de uma vez”. A negociação bilionária envolve duas empresas que fazem parte do mesmo grupo econômico, o Casino, e isso deve facilitar a transação.
Findado 2021, as 103 lojas do Extra Hiper serão fechadas e passarão por rápida desmontagem. Destas, 71 passarão para a Assaí, quatro serão fechadas e 28 serão divididas igualmente pelas marcas Pão de Açúcar e Mercado Extra.
“Será uma rápida desmobilização. A transação intragrupo econômico facilita a transferência de pessoal, a preservação de empregos no futuro. Isso é um ponto bastante importante. Não vai durar seis meses, um ano, um ano e meio. A partir do primeiro quarter [trimestre, em inglês] a gente já estará trabalhando no GPA o que estamos falando em Novo GPA”, vaticina.
O GPA prepara novo ciclo de expansão. Até 2024, o grupo espera aumentar em 100 o número de lojas Pão de Açúcar, incluindo 14 conversões de unidades ex-Extra. Há ainda previsão para abrir outras 100 unidades do Minuto Pão de Açúcar. As redes Compre Bem (que tem unidade em São Carlos) e Mercado Extra terão 14 novas lojas, todas convertidas.
Procurado, o Grupo Pão de Açúcar não comentou sobre a transição da loja Extra Hiper em São Carlos.