- Publicidade -
EconomiaFabricante de São Carlos espera testar o primeiro drone de combate nacional em 2025

Fabricante de São Carlos espera testar o primeiro drone de combate nacional em 2025

Iniciativa fora lançada em 2022, quando a empresa são-carlense assinou um acordo com a multinacional europeia MBDA

- Publicidade -

A XMobots, fabricante sediada em São Carlos, vai testar o primeiro drone de combate brasileiro a partir de 2025.

O desenvolvimento do Nauru 1000C é feito pela companhia em parceria com o Centro Tecnológico do Exército (CTEx), que está acompanhando os ensaios e avanços tecnológicos. A nova versão será capaz de carregar até dois mísseis Enforcer.

- Publicidade -

O Exército já conta com o drone o Nauru em sua força, mas na versão de monitoramento. O aparelho de propriedade da força terrestre será, também, capaz de ser adaptado para a versão de ataque.

O desenvolvimento do Nauru 1000C de combate começou em 2023 e neste ano começaram a fase de testes. A empresa estima que, em 2025, haverá a integração final, com o primeiro disparo de míssil feito por um drone brasileiro. A iniciativa fora lançada em 2022, quando a XMobots assinou um acordo com a multinacional europeia MBDA.

O Nauru 1000C foi projetado para emprego nos campos de segurança e monitoramento de fronteira, além de mapeamento e vigilância. Ele tem pouso e decolagem vertical, o que reduz a área necessária para manobras.

Já o Enforcer Air é um míssil desenvolvido pela fabricante MBDA, a maior da Europa. Leve, com peso de cerca de 7kg, o bólido é capaz de derrotar alvos leves e ligeiramente blindados, veículos de movimento rápido e alvos protegidos.

FIQUE ON!📲

Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.

- Publicidade -

Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -