A XMobots, fabricante sediada em São Carlos, vai testar o primeiro drone de combate brasileiro a partir de 2025.
O desenvolvimento do Nauru 1000C é feito pela companhia em parceria com o Centro Tecnológico do Exército (CTEx), que está acompanhando os ensaios e avanços tecnológicos. A nova versão será capaz de carregar até dois mísseis Enforcer.
O Exército já conta com o drone o Nauru em sua força, mas na versão de monitoramento. O aparelho de propriedade da força terrestre será, também, capaz de ser adaptado para a versão de ataque.
O desenvolvimento do Nauru 1000C de combate começou em 2023 e neste ano começaram a fase de testes. A empresa estima que, em 2025, haverá a integração final, com o primeiro disparo de míssil feito por um drone brasileiro. A iniciativa fora lançada em 2022, quando a XMobots assinou um acordo com a multinacional europeia MBDA.
O Nauru 1000C foi projetado para emprego nos campos de segurança e monitoramento de fronteira, além de mapeamento e vigilância. Ele tem pouso e decolagem vertical, o que reduz a área necessária para manobras.
Já o Enforcer Air é um míssil desenvolvido pela fabricante MBDA, a maior da Europa. Leve, com peso de cerca de 7kg, o bólido é capaz de derrotar alvos leves e ligeiramente blindados, veículos de movimento rápido e alvos protegidos.
Fique ON!
Quer se manter bem informado no maior portal de notícias do interior de São Paulo? Fique on com os nossos grupos e redes sociais, acesse abaixo:
📲 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.