O Governo do Estado de São Paulo criou uma nova fase do plano de flexibilização da quarentena e autorizou a abertura de comércios e o retorno das atividades religiosas presenciais a partir deste domingo (18).
A medida foi definida pelo governo estadual como uma fase transitória, e tem como objetivo possibilitar a liberação gradual de outros setores da economia – considerados não essenciais – até o final de abril. Uma nova atualização deve acontecer em 1º de maio.
Nesta nova fase, que fica entre a vermelha e a laranja, a gestão estadual prioriza o retorno gradativo das atividades presenciais, o teletrabalho para atividades administrativas e o escalonamento da entrada e saída de atividades, além de manter o toque de restrição das 20h às 5h.
O retorno presencial também deve respeitar 25% da capacidade de ocupação do estabelecimento e vir acompanhado de protocolos sanitários rigorosos. Entenda as mudanças abaixo.
A partir de 18 de abril:
– Shoppings e lojas de rua podem ter atendimento presencial das 11h às 19h;
– Cultos, missas e outras atividades religiosas coletivas podem ocorrer com distanciamento e controle de acesso;
A partir de 24 de abril:
– Restaurantes e lanchonetes podem ter atendimento presencial das 11h às 19h, com público limitado;
– Salões de beleza e cabelereiros podem ter atendimento presencial das 11h às 19h, com público limitado;
– Cinemas, teatros, museus, eventos e convenções podem funcionar das 11h às 19h, com controle de acesso, público sentado e limitado e assentos marcados;
– Academias, clubes e centros esportivos podem funcionar das 7h às 11h e das 15h às 19h, apenas para atividades físicas individuais agendadas, com público limitado.