O Governo do Estado de São Paulo liberou nesta quarta-feira (6) o calendário do IPVA 2024, cujos pagamentos começam em 11 de janeiro. Quem optar pelo pagamento em cota única terá desconto de 3%, mas ainda existem as opções de parcelamento em até cinco vezes ou pagamento integral em fevereiro, sem desconto.
Os proprietários de todos os veículos, com exceção de caminhões, devem ficar atentos em relação ao calendário de vencimento por final de placa de veículo e ter em mãos o número do Renavam. Para efetuar o pagamento, existem as seguintes opções:
- Diretamente na rede bancária credenciada;
- Pela internet ou débito agendado em terminais de autoatendimento das agências bancárias;
- Em casas lotéricas e com cartão de crédito nas empresas credenciadas;
- Via Pix (por meio de QR Code), na página do IPVA no portal da Sefaz-SP.
Os caminhões têm prazos diferenciados: para o pagamento integral em janeiro é concedido desconto de 3%; para os proprietários que optarem pelo parcelamento em três, quatro ou cinco vezes, sem desconto, os vencimentos são em 20 de março, 20 de maio, 20 de julho, 20 de agosto e 20 de setembro (veja as tabelas completas abaixo).
Os proprietários que desejam antecipar o licenciamento anual deverão quitar todos os débitos que recaiam sobre o veículo, incluindo o IPVA, a taxa de licenciamento e, se for o caso, multas de trânsito.
A tabela de valores venais, que serve de parâmetro para o cálculo do IPVA 2024 e envolve milhares de diferentes marcas, modelos e versões de veículos, deverá ser publicada pela Sefaz-SP nos próximos dias.
Confira as tabelas de pagamentos: