O Governo Federal anunciou, na última terça-feira (2), que iniciará o pagamento da primeira parcela do auxílio destinado a trabalhadores autônomos do transporte (veja abaixo o calendário).
A primeira e a segunda parcela do benefício serão pagas juntas a partir da próxima terça-feira (9), no valor de R$ 1 mil cada uma.
Ao todo, serão pagas seis parcelas até 31 de dezembro de 2022 e o calendário de pagamento das próximas parcelas é o seguinte:
- Terceira parcela: 24 de setembro
- Quarta parcela: 22 de outubro
- Quinta parcela: 26 de novembro
- Sexta parcela: 17 de dezembro
São elegíveis ao recebimento do benefício aqueles registrados como Caminhoneiro-TAC, transportadores de carga autônomos com CPF válido e cadastrado como “ativo” no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTR-C) até 31 de maio de 2022.
Os transportadores autônomos que se encontram em situação irregular ou em suspensão da atividade podem regularizar o registro com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para adquirir o direito de recebimento do benefício.
O auxílio foi criado para ajudar caminhoneiros e profissionais do transporte que trabalham por conta própria a enfrentar a disparada do preço dos combustíveis vivenciada em 2022.