Para atrair mais investimentos para São Carlos (SP), um grupo de empreendedores fez um mapeamento do polo tecnológico da cidade. Levantamento mostrou que a cidade tem 179 Startups, 17 espaços de inovação e coworkings escritórios compartilhados e 9 polos educacionais.
O relatório apontou ainda que São Carlos é a cidade paulista que mais recebe financiamentos para pesquisas cientificas e tecnológicas de micro, pequenas e médias empresas. O valor pode chegar a R$ 1 milhão por projeto.
“A ideia é fazer com que a cidade se torne mais atrativa em vários aspectos, na retenção de talentos, geração de emprego e atração de investidores. Então, esses três fatores são muito importantes”, explicou o diretor executivo do Onovolab, Anderon Criativo.
Para ele, o mapeamento também aponta os desafios para a cidade continuar como referência em tecnologia. “A cidade tem o histórico de formação de grandes talentos, tem talentos formados em São Carlos que trabalham no Brasil inteiro, no mundo inteiro e agora nosso desafio, ao longo dessa década, é reter esses talentos aqui na cidade”, destacou.
Diferença
De acordo com o diretor executivo Marcos Chiodi, ter sede empresarial em São Carlos faz toda a diferença. “Nós temos uma concentração de centros de inovação, de universidades muito grandes e de empresas que faz com que o ecossistema de inovação seja uma coisa sensacional”, disse.
*Com informações do G1 São Carlos e Araraquara.