Contribuintes devem ficar atentos às ciladas impostas por criminosos durante a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física. Até aplicativos falsos são usados para ludibriar as vítimas e obter vantagens financeiras.
As campanhas maliciosas foram identificadas pela Receita para induzir os usuários a baixar e instalar aplicativos falsos nos smartphones.
“Os contribuintes devem ficar atentos na Google Play Store na hora de pesquisar por aplicativo de imposto de renda. Só vale o da Receita Federal”, afirmou o auditor fiscal Edson Ribeiro da Silva em entrevista à EPTV.
O aplicativo está disponível neste link para Android , e neste para IOS . Já o site oficial pode ser encontrado clicando aqui.
O auditor afirmou ainda que outros aplicativos prometem ajudar o contribuinte a declarar o IR. Podem ser outra cilada armada por criminosos. “Não recomendo”.
Nem e-mail, nem “zap”
Não fazem parte das práticas da Receita Federal o envio de e-mails e de mensagens via WhatsApp para os contribuintes.
Os conteúdos, invariavelmente, colocam medo no contribuinte, ameaçando a temida malha fina e até citando artigos do Código Civil e de outras leis.
“É surreal. A Receita Federal não manda mensagens deste tipo. As únicas formas de contato são por carta registrada ou através do ambiente e-CAC”, esclarece o auditor.
“Sei que a pessoa fica ansiosa, mas o melhor é apagar a mensagem.” (…) “De maneira nenhuma a Receita Federal manda links por e-mail. Se a pessoa clicar pode baixar um vírus no celular. Para ter certeza da informação, é só conferir no e-CAC, que é uma página gov.br, oficial, e segura”, afirma.
Imposto de Renda para idosos
A pouca familiaridade de idosos nas declarações online do Imposto de Renda pode leva-los a serem vítimas mais fáceis para golpistas. “O melhor neste caso é procurar um parente que tenha familiaridade com a declaração. Se não tiver, o ideal é buscar ajuda de um profissional da contabilidade”.
FIQUE ON!
Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.