A partir de 2022, beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deverão realizar a prova de vida em seu mês de aniversário. Atualmente, a obrigatoriedade da prova de vida está suspensa.
A regularização foi publicada na portaria nº 1.366, de 14 de outubro. A prova de vida é necessária a todos que recebem benefícios por meio de conta corrente, poupança ou cartão magnético e evita fraudes e pagamentos indevidos.
Desde o ano passado algumas pessoas podem fazer a prova de vida por biometria facial pelo celular. É possível saber se o beneficiário está apto através do site ou aplicativo Meu INSS ou, ainda, pelas agências bancárias que oferecem o serviço.
Os beneficiários que não realizaram a prova de vida desde novembro de 2020 até dezembro de 2021 deverão realizar o procedimento no início de 2022 por um dos canais disponíveis: na própria agência bancária onde o segurado recebe o benefício ou por meio de biometria facial ou digital.
Em caso de dúvidas, o cidadão pode utilizar nossos canais de atendimento: Meu INSS, site ou aplicativo, ou pela Central 135, que funciona de segunda a sábado, das 77h às 22 horas.