- Publicidade -
EconomiaMercado da beleza é um dos mais afetados pelas fases restritivas do Plano SP

Mercado da beleza é um dos mais afetados pelas fases restritivas do Plano SP

Queda de 89% do faturamento praticamente inviabiliza parte dos empresários do setor; empresários vislumbram luz no fim do túnel com retomada no sábado (24)

- Publicidade -

Mercado da beleza foi afetado pela quarentena imposta pelo Estado (Foto: Weber Sian / ACidade ON)

As restrições impostas pela quarentena da Covid-19 no Estado causaram queda no faturamento no mercado da beleza em São Carlos. Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), houve redução de 89% nos ganhos da categoria.

- Publicidade -

Antônio Carlos Dallacqua tem um salão de cabeleireiro há 19 anos no Centro. Com o abre fecha e a situação incerta, O profissional conta que a situação financeira do estabelecimento é crítica.

“É só conta em cima de conta que já tinha. Trabalham 14 pessoas com a gente. Alguns estão com auxilio, outros atendem cliente em casa agora que estão podendo e mesmo assim é bem difícil. Não atendemos nem 5% dos clientes, isso porque vamos na casa de alguns deles fazer (o serviço), outros estão com medo do problema. Não tivemos nenhum apoio do governo, prefeitura. Fecha a porta e se vira”, lamenta.

O proprietário ainda diz que a perda de clientes foi de 90%. Com os próximos meses ainda incertos, não sabe se conseguirá recuperar totalmente os fregueses, uma vez que há uma mudança de hábito em curso. “Não sabemos se vai retornar e como”.

Já a cabelereira Marina dos Santos Araújo conta que no início da pandemia chegou a ser notificada pela Prefeitura e que teve que demitir também um funcionário. Segundo ela, a área da beleza é abandonada e faz um pedido.

“Teria mesmo mais um pedido de socorro porque estamos abandonados. Não temos ninguém por nós. Tentamos trabalhar, receber uma pessoa por vez e quando atende, o pessoal denuncia e aí vem multa. E os supermercados em lotação tudo desorganizados, as coisas nem são higienizadas como deveriam ser”, compara.

- Publicidade -

A fisioterapeuta, Kelly Oliveira Santos realiza procedimentos estéticos e também percebeu queda no número de clientes, principalmente neste ano. “Por exemplo, clientes que têm redução no salário, a primeira coisa que optam por cortar é vaidade e beleza.”

Em São Carlos, 10% dos microempreendedores individuais (MEIs) atuam no segmento da beleza. O consultor de negócios do Sebrae-SP, Hugo Venturelli, afirma que o segmento foi um dos mais afetados durante a pandemia.

“Essa perda de faturamento alcançou 89%, inviabilizando as atividades de muitos empresários da área, fazendo com que muitos se reinventassem e buscassem alternativas de se manter ativos neste momento delicado”, comenta.

Um alento para os empresários do setor da beleza é que as atividades já têm data para serem retomadas. O cronograma da fase de transição do Plano São Paulo estabelece sábado (24) como o dia de retorno dos salões. Venturelli afirmou que o Sebrae São Carlos está à disposição dos profissionais para aconselhamento pelo telefone (16) 99186-7879.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -