A base de beneficiários de planos médicos e odontológicos privados cresceu 8,2% em São Carlos nos últimos 12 meses. Em números absolutos são 11.804 favorecidos a mais no período.
Os dados são da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão responsável pela regulação e fiscalização dos planos de saúde pagos, e compilados pelo acidade on São Carlos.
Nos 12 meses compreendidos entre março de 2021 e fevereiro deste ano, a base global de beneficiários passou de 142,5 mil para 154,9 mil. Dentre os tipos de cobertura, 108,4 mil são de assistência médica e 45,6 mil exclusivamente odontológico. Como contempla os dois tipos de cobertura, o número de beneficiários não necessariamente reflete o total de pessoas assistidas.
A expansão do mercado de planos de saúde foi impulsionada sobretudo pelo aumento da base de beneficiários dos planos de saúde empresariais. Mais de 97% do saldo de novas adesões são oriundos de benefícios a funcionários.
Os coletivos empresariais somam 103,8 mil beneficiários no município, seguido pelo individual ou familiar, com 28,7 mil. Há ainda 21,5 mil pessoas que têm planos coletivos por adesão.
As mulheres são maioria entre os que possuem plano, com 51,3% do total. Essa prevalência feminina é explicada pelo maior volume entre os beneficiários (57,9%). Porém, a titularidade do plano de saúde tem os homens à frente em 53,2% dos casos.
Cooperativa lidera
Unimed São Carlos e Hapvida (ex-São Francisco) são as duas líderes de mercado quando se trata em plano de assistência médica. A cooperativa lidera com 73,5 mil usuários. A Hapvida segue na segunda colocação com 10,8 mil. Outros 225 planos inclusive outras Unimeds – dividem o restante da base de usuários no município.
Entre os odontológicos, a Odontoprev conta 13 mil beneficiários, seguida pela Uniodonto São Carlos, com 11,2 mil. Fora as líderes, há 86 companhias com assinantes em São Carlos.
Crescimento maior
A base de assinantes de plano de Saúde em São Carlos teve expansão maior do que a verificada no país. Nos últimos 12 meses a base de beneficiários de planos médicos e odontológicos cresceu 5% no Brasil contra mais de 8% na cidade. O setor reúne 49 milhões de usuários em planos de assistência médica e 29,2 milhões em planos exclusivamente odontológicos, calcula a ANS.