- Publicidade -
EconomiaNova presidente da Acisc fala ao 'on' e elenca prioridades do comércio

Nova presidente da Acisc fala ao ‘on’ e elenca prioridades do comércio

Ivone Zanquim fala que já levou à Prefeitura demandas de melhoria nas praças da região central e pediu reforço na segurança

- Publicidade -

Na semana passada, Ivone Zanquim assumiu o cargo de presidente da Associação Comercial e Industrial de São Carlos (Acisc), se tornando a primeira mulher a ocupar tal posição na instituição nonagenária.

Comerciante a 47 anos, Ivone é proprietária de tradicional casa agropecuária localizada na região central. Presente na Acisc desde 1998, por convite do então presidente Marcos Martinelli, passou por diversas funções e chegou à representação máxima da entidade.

- Publicidade -

Em entrevista ao acidade on, a presidente afirma trabalhar para melhorar o ambiente de negócios no município, estreitar laços em parcerias institucionais, e elenca as primeiras ações à frente da Acisc.

Entre as demandas já levadas ao município é a melhoria das praças na região central, reforço na segurança nos locais de comércio tradicional, entre outras ações. Confira na entrevista abaixo:

Quais suas perspectivas para o mandato à frente da Acisc?

As melhores possíveis. Vamos dar sequência ao trabalho da gestão anterior, da qual eu era a primeira-vice-presidente, contando com o apoio de toda a diretoria, bem como, dos membros do Conselho Consultivo e da Comissão Fiscal. Estou na Acisc desde 1998, onde exerci diversas funções. Temos muitos planos e projetos, os quais vamos anunciando no decorrer do nosso mandato.

Como é assumir o cargo com a simbologia de ser a primeira mulher a estar nesta posição em São Carlos?

- Publicidade -

Ser a primeira mulher a ocupar este cargo é uma honra e, ao mesmo tempo, um sinal do progresso que estamos construindo em nossa sociedade. É uma mistura de imenso orgulho com uma profunda sensação de responsabilidade. A Acisc é uma renomada e respeitada instituição. Acredito firmemente na capacidade de todos nós – independentemente do gênero – de estar contribuindo com o fortalecimento do ambiente de negócios da nossa amada São Carlos.

Qual a sua avaliação de como será o ano do comércio em São Carlos?

A gente espera que seja excelente e vamos trabalhar para que isso aconteça. Claro, sabemos que isso depende de fatores econômicos e políticos, porém, no que depender da Acisc, a gente sempre estará ao lado dos comerciantes e industriais, colaborando naquilo que for possível.

O que você entende como principais gargalos para o crescimento do comércio em São Carlos?

São Carlos possui um comércio pujante. O mundo tem avançado bastante na questão de informatização e tecnologia. Atualmente, uma grande parcela dos consumidores tem buscado produtos na internet. E nós precisamos acompanhar essas mudanças.

As ações da gestão no combate às enchentes têm sido suficientes na sua opinião?

A última enchente que tivemos na Baixada do Mercado Municipal resultou em menos danos e perdas materiais. Graças a Deus, não perdemos vidas. Vemos que a gestão atual da Prefeitura de São Carlos está bastante empenhada em resolver, ou ao menos, mitigar a questão das enchentes. Aliás, muitas obras estão sendo realizadas e, às vezes, a população e o próprio comerciante não tem conhecimento disso. Recentemente, estivemos em uma reunião na OAB São Carlos e os integrantes do atual governo municipal nos apresentaram uma série de obras de drenagem que estão sendo realizadas, muitas delas, a gente não tinha o conhecimento.

Qual impacto disto no comércio local? Temos visto a Geminiano Costa com muitos pontos fechados…

Nesse caso, não foi apenas a questão das enchentes. Não podemos esquecer que passamos por uma pandemia, onde não conseguimos trabalhar normalmente. Ficamos com as portas fechadas até que a situação fosse controlada. Os boletos continuaram chegando e muitos desses comerciantes, infelizmente, acabaram optando pelo fechamento do seu comércio. Aliás, tem empresário pagando contas da pandemia, até hoje.

Quais melhorias (além das relacionadas à enchente) a Acisc buscará junto ao poder público para o comércio?

A Acisc sempre foi parceira do Poder Público, independentemente, do administrador de plantão. Colaboramos na reforma do Calçadão da General Osório, na aquisição de câmeras de segurança que foram interligadas no monitoramento da Guarda Municipal, na contratação de projetos para o enfrentamento das enchentes, na revitalização de praças públicas, enfim, nunca nos faltou vontade de colaborar com São Carlos. E vamos continuar com essa parceria.

Nesta quinta-feira (29), por exemplo, estivemos reunidos com os representantes da Prefeitura de São Carlos tratando sobre os projetos de obras de drenagem, bem como, na restauração de praças públicas na região central, para que tenham condições das famílias frequentarem. Solicitamos também apoio na questão da segurança dos comerciantes e consumidores com uma maior presença da Guarda Municipal e fomos informados que teremos os agentes fazendo rondas à pé em toda a região do comércio. Isso mostra que estamos preocupados e trabalhando muito em prol do nosso comércio. E teremos muito trabalho pela frente.

FIQUE ON!

Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.

- Publicidade -
Bruno Moraes
Bruno Moraeshttps://www.acidadeon.com/saocarlos/
Bruno Moraes é repórter do acidade on desde 2020, onde faz a cobertura política e econômica. É autor do livro “Jornalismo em Tempos de Ditadura”, pela Paco Editorial.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -