O Procon São Carlos e o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) realizam na manhã desta sexta-feira (26) a Operação “Olho de Lince” em cinco postos de combustíveis. A fiscalização é feita após denúncia de consumidores.
Segundo o diretor do Procon, André Nery, houve reclamações sobre possíveis adulterações nas bombas de postos de combustíveis. Os agentes do Ipem-SP realizam a abertura dos equipamentos para verificar a integridade do lacre e aferem se a quantidade que sai dos bicos é a mesma indicada no painel.
São três equipes nas ruas que visitam diferentes postos, de forma surpresa. Os resultados da operação serão divulgados após o término, esperado para o final do dia.
LEIA MAIS
Caixa estima que 10,6 milhões de pessoas não sacaram fundos do PIS; veja como resgatar
Fapesp oferece “empurrãozinho” de até R$ 800 mil para startups
Combustível adulterado em junho
Em junho, durante fiscalização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), um posto localizado no Santa Felícia foi flagrado com gasolina com excesso de etanol. O combustível vendido tinha entre 31% e 32% do derivado da cana, quando o máximo é de 27%.
Naquela operação, sete postos foram visitados. Dois foram autuados por venda de produtos vencidos em lojas de conveniência.
Redução de preços
São Carlos teve redução generalizada nos preços dos combustíveis na semana passada. Segundo a ANP, os descontos chegam a 4,35% no caso da gasolina. O etanol caiu 3,7% e o diesel S-500, -3,22%. O etanol se encontra próximo ao limite de 70% do preço da gasolina, com leve vantagem sobre o combustível fóssil. Na comparação das médias, o biocombustível vale 69,5% da gasolina. A aferição real depende de cada carro e do consumo em cada uma das opções.