São Carlos é a primeira cidade da Região Central a contar com o sinal do 5G “Puro”. A tecnologia, que usa a frequência de 3,5 GHz, foi instalada pela Vivo em 18 antenas.
A disponibilidade do sinal já é notada por alguns usuários, na região da Santa Casa. Clientes apontam conexão intermitente entre o 5G e gerações antecessoras, como o 4,5G e 4G.
VEJA TAMBÉM
Unimed anuncia investimentos de R$ 100 milhões na construção de novo complexo hospitalar em São Carlos
Inscrições para o Prouni começam nesta terça-feira
Na Capital da Tecnologia, o sinal 5G já conta com antenas licenciadas nos bairros Centro, Vila Monteiro, Jardim Paraíso, Jardim São Carlos, Cidade Jardim, Vila Brasília, Village, Parque Ecotec Damha, região do Santa Felícia, Parque Delta, Jardim Centenário, Parque Sisi, Vila Prado, Parque São José, Jardim São Carlos, Jardim Tangará e Vila Faria. A operadora, porém, não informou se o sinal em todas as localidades já está ativo.
Por enquanto, somente clientes Vivo têm acesso ao sinal 5G em São Carlos. As concorrentes Claro e TIM não licenciaram estações da nova tecnologia na cidade junto à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
Além das estações 5G, a Vivo opera 25 estações 4G, 25 tipo 3G e 19 tipo 2G. Uma antena por vezes conta com equipamentos de mais de uma geração, permitindo maior número de usuários na rede.
A tecnologia 5G não está disponível para qualquer celular, contudo. Para receber o sinal, o aparelho deve ter tecnologia compatível, o que acontece em lançamentos mais recentes da indústria.
Em nota, a operadora Vivo confirmou que iniciou a ativação do serviço em cidades com mais de 200 mil habitantes, “totalizando até o momento 109 cidades”. Ressaltou que o serviço está disponível para todos os clientes da empresa, desde que tenham aparelhos compatíveis, “sem tarifação extra pelo acesso”.
NA REGIÃO
Na região, Araraquara, Ibaté, Itirapina, Leme, Casa Branca e Conchal tiveram ao menos uma estação de telecomunicações licenciadas para a operação 5G, mas em tecnologia DSS, que usa a frequência que possibilita velocidades mais baixas do a “Pura”, mas bem mais altas do que o atual 4,5G.
Em Araraquara, o sinal 5G DSS é disponibilizado no bairro Jardim Serra Azul, onde uma estação rádio base foi instalada pela TIM. Já em Ibaté, a tecnologia está presente em antena da operadora italiana nas proximidades da Rodovia Washington Luís.
Em Itirapina, a TIM ativou o 5G DSS em estação localizada no Centro da cidade. Em Casa Branca, a mesma operadora licenciou o 5G DSS em aparelhos montados na Rodovia Professor Boanerges Nogueira de Lima, fora do perímetro urbano. Em Conchal, o sinal DSS foi autorizado em estação no Centro da cidade.
Em nota, a TIM afirmou que vem ativando comercialmente o 5G no país, “segundo o cronograma definido pela Anatel para a primeira fase de implantação da tecnologia”. A empresa disse ainda que 51 municípios são atendidos em todas as regiões, “com 35% da população urbana do país coberta”.
Na região, a Claro teve autorização da Anatel para operar 5G DSS em Leme, onde foi instalado em antena entre os jardins Lívia e Graminha. Ao acidade on, a companhia afirmou que tem em seus planos o lançamento da tecnologia na região “em breve”.