A empresa do ramo alimentício Nestlé foi notificada, na última terça-feira (7), a se pronunciar diante de uma denúncia, em que a instituição supostamente teria praticado propaganda enganosa na linha de produtos Nesfit.
A notificação foi feita pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), após denúncia do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), a qual girou em torno da suspeita de que a empresa havia garantido a adição de mel em vários produtos da linha, quando, na verdade, não há a presença desse ingrediente na composição.
Os produtos da linha em investigação pelo Idec são os biscoitos Aveia e Mel; Nesfit Leite e Mel; Nesfit Cookie Cacau, Aveia e Mel e o cereal Nesfit Matinal Mel com Amêndoas.
Segundo o instituto, o fato de divulgar produtos que levam mel no nome e em sua composição e não garantir a adição do ingrediente é uma forma de violar os direitos dos consumidores.
Além da suposta propaganda enganosa, a empresa é alvo de investigação por acrescentar aditivos alimentares do tipo aromatizantes e alta concentração de açúcares em produtos que vendem uma ideia de serem mais saudáveis e naturais.
Após as notificações, a empresa tem, no máximo, dez dias para apresentar um posicionamento oficial capaz de explicar os motivos que levaram à abertura da investigação.