- Publicidade -
EconomiaPara formar mercado, empresas oferecem cursos de capacitação

Para formar mercado, empresas oferecem cursos de capacitação

De acordo com gestora de aquisição de talentos de empresa, além de cursos para formar profissionais, companhias têm se esforçado para conseguir atrair talentos e reter os já contratados

- Publicidade -

São Carlos é um hub de empresas de tecnologia. (Amanda Rocha)
São Carlos é um hub de empresas de tecnologia. (Amanda Rocha)

A alta demanda por mão de obra no setor de tecnologia tem feito com que empresas do setor se esforcem em reter talentos e conquistar os que estão no mercado. Um dos meios é a oferta de cursos, por vezes gratuitos, para formação de profissionais.

- Publicidade -

Uma das empresas que oferecem formação é a Raccoon, de São Carlos (SP). Através de parceria com a Unicef, braço da Organização das Nações Unidas (ONU) para a educação e cultura, disponibiliza 500 vagas de curso de marketing digital para adolescentes e jovens de 14 a 24 anos em situação de vulnerabilidade social (mais detalhes abaixo).

Segundo a coordenadora de aquisição de talentos da empresa, Tatiana Manzini, o oferecimento de vagas para cursos de formação é um meio de o mercado dar escala a si próprio e facilitar a expansão das atividades. Com mais profissionais disponíveis, melhores serão as condições de crescimento futuro.

“Temos contatos com empresas que não necessariamente são concorrentes e acabamos fazendo benchmarking entre as empresas para tentar entender o que está acontecendo com os profissionais que estão entrando (no mercado), saber as tendências deles”, comenta.

Outro meio de reter talentos é conquista-los já durante a graduação, por meio de estágio. São Carlos tem três instituições de ensino superior que saem na frente na formação de profissionais de tecnologia.

“Grande parte dos nossos colaboradores entram como estagiários, principalmente na área de TI (tecnologia da informação). Eles vêm das nossas universidades, como UFSCar, USP e Unicep. Temos um polo de interesse no assunto da tecnologia”, relata.

- Publicidade -

De acordo com a gestora de talentos, a pandemia de Covid-19 impôs novas condicionantes à percepção dos candidatos em relação à empresa. Além do próprio salário e benefícios já conhecidos, a possibilidade de home office e ajuda de custos com energia e internet entraram no radar dos profissionais. A rapidez na contratação também conta na hora da escolha.

“Essas ideias vão sendo construídas pelas próprias empresas e o mercado que abre essas vagas, conforme os candidatos vão exigindo, vai se vendo que é uma necessidade e um critério de desempate”, conclui.

Cursos gratuitos
Os cursos gratuitos da Universidade Raccoon que foram contemplados são o de Introdução à SEO e Marketing de Conteúdo e Introdução às Mídias Pagas. Entre os tópicos da grade, estão ferramentas de SEO, copywriting e auditorias no caso do Marketing de Conteúdo; e Facebook Ads, Google Ads e planejamento estratégico no caso das Mídias Pagas. Todos os alunos ganham um certificado de conclusão, segundo a empresa.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio do link 1mio.com.br ou por meio do site universidaderaccoon.com e pessoas de qualquer parte do Brasil podem se inscrever.

Segundo a companhia, o objetivo da parceria é reunir esforços para combater as desigualdades aprofundadas pela pandemia e, além da Unicef, outros parceiros como a Organização Internacional do Trabalho (OIT) também fazem parte da iniciativa que tem como meta gerar um milhão de oportunidades de formação e acesso ao mundo do trabalho para os próximos dois anos.

- Publicidade -
Bruno Moraes
Bruno Moraeshttps://www.acidadeon.com/saocarlos/
Bruno Moraes é repórter do acidade on desde 2020, onde faz a cobertura política e econômica. É autor do livro “Jornalismo em Tempos de Ditadura”, pela Paco Editorial.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -