A Petrobras vai elevar o preço médio da gasolina em 5% e do óleo diesel em 4,4%, informou a petroleira nesta terça-feira (26). A alta chega após o aumento nas cotações internacionais do petróleo nas últimas semanas e será aplicada a partir de quarta-feira (27).
Com o reajuste, a gasolina passará a R$ 2,08 por litro e o diesel será ofertado a R$ 2,12 o litro.
O óleo diesel não tinha reajuste desde 29 de dezembro, quando teve seu preço aumentado em 4%. Neste período, segundo a Petrobras, a cotação do petróleo Brent acumulou alta de mais de 9%.
A elevação de preços da gasolina e do diesel chega em um momento em que caminhoneiros apontam desgastes na relação com o governo de Jair Bolsonaro (sem partido), com ameaça de paralização da categoria em protestos à política econômica federal. O preço do diesel é um dos principais componentes de custos do frete no país.
Se repassados aos postos, os aumentos dos preços dos combustíveis poderão impactar na inflação do brasileiro. A prévia do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), prévia do indexador oficial, ficou em 0,78% em janeiro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este foi o maior resultado para um mês de janeiro desde 2016, quando o índice ficou em 0,92%.