Um projeto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) comercializa hortaliças a preços baixos e livre de agrotóxicos no bairro São Carlos 8. A venda é livre para toda a população.
Intitulado Muda 8, a iniciativa busca aliar a produção e acesso aos alimentos mais saudáveis à geração de renda para a comunidade. Para isso, foi implantada uma horta no bairro sem nenhum tipo de produto industrial ou agrotóxico a preços abaixo do mercado.
São comercializados aproximadamente 15 tipos de hortaliças, que variam conforme as estações do ano. Entre elas, alface crespa, lisa e mimosa, couve, salsinha, cebolinha, rúcula, coentro, brócolis, couve-flor e repolho.
O projeto, que tem parceria com algumas empresas, surgiu a partir de dois problemas encontrados no São Carlos 8 – o descarte irregular de lixo e, principalmente, o acesso limitado a alimentos saudáveis pela comunidade.
Implantado em 2014, o programa enfrentou o desafio de expandir a produção da horta, tanto em relação ao número de canteiros quanto à diversidade de hortaliças.
Segundo o estudante Gabriel Cunha. da UFSCar, a comunidade do projeto reside em um bairro mais afastado do centro da cidade, o que resulta em uma oferta menor de opções de alimentos, além do baixo poder econômico dessa população, já que produtos orgânicos podem custar até 257% a mais.
Todas são vendidas a R$ 2, diretamente na horta, que fica na Avenida Comendador Oscar freire, s/n, e funciona no período da manhã.
Para saber mais sobre o Muda 8 e acompanhar a oferta de produtos disponíveis, assim como receitas e informações sobre agricultura sustentável, é só acessar as páginas do projeto no Instagram e Facebook.