- Publicidade -
EconomiaPreço do leite: Economista explica a razão de custo baixo na região

Preço do leite: Economista explica a razão de custo baixo na região

Especialista antevê preços bons (para o consumidor) em dezembro, quando ainda deverão ocorrer reduções na cotação do insumo

- Publicidade -

Consumidores da região estão sentindo um alívio no bolso na hora de fazer as compras. É que o preço do litro do leite está mais barato nos supermercados.

A redução de preços foi detectada pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), do IBGE, que mostra que o preço do produto ficou 15,7% mais barato nos últimos 12 meses.

- Publicidade -

E a explicação vem do campo. É que os laticínios estão pagando menos pelo leite aos produtores rurais. Somente no último mês o leite teve descontos de 4,3% na comparação com o período anterior. O preço médio de comercialização ficou em R$ 1,96. No último ano, a cotação no campo baixou 30,4%. Os dados são do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP.

“O preço do leite geralmente segue a dinâmica de aumento nos meses de inverno, ou seja, a partir de abril, em oposição, nos meses de chuva, tem a queda em função do aumento da produção. Mas, o que ocorre em 2023 é o inverso do que se espera. O que nós vimos é uma retração desde maio e isso tem significado redução do preço pago ao produtor”, explica o economista Haroldo Torres.

Essa inversão, explica o economista, se deu pelo aumento do volume de importações e uma demanda que não respondeu fortemente. Na prática, está sobrando leite no mercado nacional.

“Isso para o consumidor é fortemente positivo, mas é um grande problema para o lado do produtor, pois para ele teve uma queda de 30% no valor recebido pelo leite”, emenda.

O economista antevê preços bons (para o consumidor) em dezembro, quando ainda deverão ocorrer reduções na cotação do insumo. Para o início de 2024, a expectativa é desaceleração e ligeira recuperação dos preços, com mudanças na recuperação de PIS/Cofins pagos por importadores de leite.

- Publicidade -

“Para o consumidor são preços ainda menores, mas estabilidade nos primeiros meses de 2024”, conclui.

FIQUE ON!

Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -