- Publicidade -
EconomiaReceita Federal libera nova fase do Pronampe para Micro e Pequenas Empresas

Receita Federal libera nova fase do Pronampe para Micro e Pequenas Empresas

A partir desta quinta-feira (30), pequenos empreendedores podem solicitar a linha de crédito junto à instituição financeira de preferência

- Publicidade -

 

Receita Federal libera nova fase do Pronampe para Micro e Pequenas Empresas. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Receita Federal libera nova fase do Pronampe para Micro e Pequenas Empresas. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A Secretaria da Receita Federal liberou, a partir desta quinta-feira (30), a nova fase do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), instituída pela Portaria nº 191, de 29 de junho de 2022 e publicada no Diário Oficial da União. 

- Publicidade -

Assim, micro e pequenos empreendedores já podem solicitar a linha de crédito junto à instituição financeira de preferência. Vale lembrar que, é necessário verificar se a instituição escolhida já aderiu ao programa, visto que não são todos os bancos que estão aptos a disponibilizar o crédito referente ao Pronampe. 

Para fazer a solicitação do crédito especial, é necessário que o empreendedor compartilhe com o banco escolhido todo o balanço de faturamento da empresa. Esse compartilhamento é feito de forma digital, basta acessar o site da Receita Federal.  

VEJA TAMBÉM 
Declaração anual do MEI deve ser entregue até 30 de junho 
Receita Federal paga restituições do 2º lote do IR 2022 

Após o compartilhamento, o empreendedor poderá negociar o crédito com o banco e aguardar os prazos de análise do crédito e de conclusão da solicitação, que pode ser aprovada ou negada pela instituição. 

Em caso de indeferimento do pedido em uma primeira tentativa, o empreendedor pode negociar o crédito por várias vezes e em diversas instituições. 

- Publicidade -

O Pronampe é um programa criado pelo Governo Federal, em maio de 2020, para mitigar os efeitos da pandemia de Covid-19 sobre os micro e pequenos negócios do país, de modo a evitar que os estabelecimentos sofressem falência em massa ou entrassem com pedido de recuperação judicial. 

Porém, o programa foi instituído como um auxílio permanente aos pequenos negócios, independente da duração do período pandêmico.
 
LEIA MAIS 
Remédios estão em falta no SUS em São Carlos; veja a lista 
Confira as cidades da região de São Carlos que terão novas casas do CDHU

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -