A Receita Federal paga nesta quarta-feira (31) as restituições do quarto lote do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) e de restituições de anos anteriores. A consulta do benefício e o status da solicitação podem ser feitas pela internet.
Ao todo são 4.462.564 contribuintes que vão receber R$ 6 bilhões. Destes, 4.362.766 não são prioritários, ou seja, não entregaram declarações deste ano e de exercícios anteriores até 30 de maio deste ano.
O restante tem prioridade legal, sendo que 7.855 são idosos acima de 80 anos, 60.575 estão entre 60 e 79 anos, 5.514 contribuintes têm deficiência ou doença grave e outros 25.854 possuem maior fonte de renda por magistério.
Leia mais
Locação de imóveis usados tem aumento de 192% em São Carlos e região
São Carlos recebe evento de consultoria gratuita para pequenas indústrias
A restituição é paga pela conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda, seja de forma indireta ou por indicação de Pix.
O calendário ainda aponta o pagamento do último lote da restituição em 30 de setembro. Para este, os contribuintes que entregaram a declaração até 29 de maio e não receberam devem consultar se caíram na malha fina.
Como consultar
A consulta pode ser feita pela internet, através da aba do Meu Imposto de Renda no site da Receita Federal, ou pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, que está disponível para Android e iOS.
Para verificar eventuais pendências ou inconsistência de dados, o contribuinte pode acessar o Centro Virtual de Atendimento da Receita e fazer a autorregularização mediante entrega de declaração retificadora.
Veja também