- Publicidade -
EconomiaReceita Federal prorroga o prazo da declaração do Imposto de Renda

Receita Federal prorroga o prazo da declaração do Imposto de Renda

Declaração deste ano poderá ser enviada até 31 de maio de 2022

- Publicidade -

Prédio da Receita Federal (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

- Publicidade -

A Receita Federal decidiu prorrogar para 31 de maio o prazo de entrega do Imposto de Renda (IR) 2022. A instrução normativa foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (5).

A prorrogação visa mitigar eventuais efeitos decorrentes da pandemia da Covida-19 que possam dificultar o preenchimento correto e envio das declarações, visto que alguns órgãos e empresas ainda não estão com seus serviços de atendimento totalmente normalizados.

O imposto a pagar apurado também teve seu vencimento adiado para o final do mês de maio, mas as restituições seguirão o cronograma anterior, sem alteração. As datas permitidas para o débito automático passam a ser 10 de maio, para a primeira cota, e até 31 de maio para as demais, ou seja, para as declarações enviadas após o dia 10 de maio, o pagamento da primeira cota deverá ser realizado com DARF. 

Em São Carlos (SP), mais de 20 mil declarações de Imposto de Renda foram entregues à Receita Federal. O total de declarações ao “leão” corresponde a 29,9% das 67.068 esperadas para este ano. Há ainda pouco mais de 47 mil formulários a serem enviados.

Novo calendário:
Declaração de Ajuste Anual (declaração normal): prazo até 31 de maio de 2022.

- Publicidade -

Declaração Final de Espólio (pessoa falecida): prazo até 31 de maio de 2022 e imposto pago até a mesma data.

Declaração de Saída Definitiva do País: prazo até 31 de maio de 2022 e imposto pago até a mesma data, quando a pessoa se retira do país permanentemente em 2021 ou temporariamente completando 12 meses consecutivos de ausência durante 2021.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -