O saldo líquido de novas empresas cresceu 31,5% no primeiro semestre de 2022 em São Carlos, de acordo com dados fornecidos pela Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp).
O aumento no saldo de empresas que se constituíram na cidade é resultado da comparação com o primeiro semestre de 2021, quando a cidade obteve um saldo líquido positivo de 576 empresas, número que subiu para 758 no mesmo período deste ano.
LEIA MAIS
Recursos de multas do Detran “bancam” R$ 3,1 milhões em obras em São Carlos
“Tivemos um saldo positivo entre constituições e baixas de empresas já em 2021, na medida em que as pessoas foram ganhando mais confiança na retomada do ‘pós-pandemia’ e, naturalmente, tem-se o processo tanto das pessoas que começaram na informalidade e se tornaram MEs ou EPPs, quanto aquelas que estavam esperando para ver o que iria acontecer com o cenário econômico e, posteriormente aos sinais de recuperação, abriram seus negócios”, explicou o economista e consultor do Sebrae, Diego Souza.
Nos primeiros seis meses de 2022, a cidade registrou a abertura de 1.169 empresas contra o fechamento de 411 negócios, enquanto no mesmo período de 2021, o município obteve 920 constituições, frente a 344 baixas.
Em números absolutos, o aumento na abertura de empresas foi da ordem de 182, o que significa que a cidade registrou a abertura de quase 200 empresas a mais de um ano para o outro, refletindo a retomada econômica e a expectativa de um cenário mais próspero para o consumo após as restrições impostas pela pandemia de Covid-19.
Já em relação ao primeiro semestre de 2019, ano anterior à pandemia de Covid-19, a cidade obteve um aumento ainda maior na comparação, já que o saldo observado no ano em questão foi de 262 empresas, enquanto em 2022 foi de 758, o que significa um crescimento de 189%.
“Mesmo antes da pandemia, o saldo menor de empresas se deve a dados escondidos, porque muitos MEIs se tornaram MEs ou EPPs posteriormente ao fechamento do período, o que não foi contabilizado pela Jucesp no mesmo ano. Agora, olhando para as empresas em 2021 e 2022 entende-se que é resultado dos empresários acreditarem em um cenário econômico mais positivo mesmo, tanto é que o saldo deste ano é quase três vezes maior do que 2019”, explicou o economista.
Cenário de MEIs na cidade
Os dados da Jucesp se referem somente às categorias de Micro Empresas (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP) e empresas de médio e grande porte, ou seja, não incluem as constituições na categoria de Micro Empreendedores Individuais (MEIs).
Assim, além das constituições de empresas, a cidade também tem registrado aumento na abertura de MEIs que, embora não sejam responsáveis pela geração de postos de trabalho, movimentam o mercado da cidade e contribuem positivamente para a economia local.
“Principalmente na saída de 2020, muitas pessoas caíram na informalidade e precisaram colocar dinheiro dentro de casa, o que gerou muitas constituições na categoria de Microempreendedores Individuais. Para se ter uma ideia, até março de 2022, São Carlos teve um aumento de 35% na abertura de MEIs, o que é um ponto que vale ser ressaltado”, afirmou o economista.
VEJA TAMBÉM
A melhor razão para ver ‘Pinóquio’ é a comovente atuação de Tom Hanks