- Publicidade -
EconomiaSão Carlos abre 2023 com saldo positivo em 315 novos postos de trabalho

São Carlos abre 2023 com saldo positivo em 315 novos postos de trabalho

Caged mostra desaceleração na comparação com janeiro do ano passado; setores de serviços e construção civil são destaques positivos; comércio tem fechamentos

- Publicidade -
São Carlos teve saldo positivo em janeiro. (Foto: Divulgação)
São Carlos teve saldo positivo em janeiro. (Foto: Divulgação)

São Carlos iniciou 2023 com saldo de 315 novos postos de trabalho com carteira assinada. É o que mostra balanço de janeiro do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgado nesta quinta-feira (9), pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

No primeiro mês do ano, o município registrou 3.561 admissões e 3.246 desligamentos.

- Publicidade -

VEJA TAMBÉM
São Carlos vê repasses do Estado aumentar em 21% no 1º bimestre
Receita Federal libera programa gerador do IR 2023; saiba como fazer
 

Em recorte setorial, São Carlos teve resultados positivos em serviços, com 323 novos empregos com carteira assinada, construção civil, com 104 empregos, e indústria, com 20 novas vagas. Já o comércio, com -102 empregos, e agropecuária, com -30, tiveram resultados no vermelho, o que acabou puxando para baixo o resultado do município.

SETOR DE SERVIÇOS ENCOLHE
Entre as diferentes atividades econômicas do município, o setor de serviços é o que mais emprega: 37.108 postos com carteira assinada ou 46,5% do total de São Carlos. Apesar da predominância, na comparação com o ano passado, a atividade perdeu espaço na massa de trabalhadores. Em janeiro de 2022, o percentual era de 47,9%.

Na outra ponta, a indústria, mesmo apresentando resultado tímido na largada de 2023, teve expansão na base de empregos, de 24,6% para 25,8% do total. Em janeiro, 19.369 empregos estavam ligados às atividades fabris.

Terceira maior atividade em termos de quantidade de trabalhadores com carteira assinada, o comércio teve redução de 20,3% para 19,7% do total dos empregados no município. O número mais atual apresenta 15.728 carteiras vinculadas ao setor.

- Publicidade -

DESACELERAÇÃO DO MERCADO
Frente anos anteriores, São Carlos teve desaceleração nas contratações em janeiro. Há um ano, o município teve 927 de saldo de carteiras assinadas, com destaques nos setores de serviços e industrial. Em 2021, o saldo fora de 692 e em 2020, 310. Os números já estão com ajustes.

Já na comparação com dezembro do ano passado, quando o município teve resultados líquidos em 944 vagas fechadas, janeiro mostra uma recuperação, ainda que tímida.

PREDOMINÂNCIA MASCULINA E JOVENS
No primeiro mês do ano, o mercado de trabalho de São Carlos continuou a ter maior preferência por homens na hora da contratação, levando em consideração os resultados líquidos. Os saldos por gênero ficaram em 222 para eles e 93 para elas.

Na análise por faixa etária, jovens de 18 a 24 anos responderam a grande parte do saldo, com 270 novos empregos. Adolescentes tiveram também bom desempenho, com -105 novas carteiras assinadas. A contraposição fica com os trabalhadores com idade entre 40 e 49 anos, cujo saldo ficou negativo em 54.

Dentre os graus de instrução, o maior saldo positivo ficou com trabalhadores com ensino médio completo (+170), fundamental completo (+61) e superior completo (+57). Os que têm fundamental incompleto (-19) e analfabetismo (-1) tiveram fechamento de vagas.

LEIA MAIS
Declaração do IR: Veja como baixar o programa, que já está liberado

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -