São Carlos começou 2024 com contratações fortes na indústria, serviços e construção civil. O mês de janeiro teve saldo positivo de 339 novos postos de trabalho criados no município, segundo o Ministério de Trabalho.
O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostra que o primeiro mês do ano teve 3.722 admissões contra 3.383 demissões, gerando o saldo positivo na largada do ano.
O resultado representa um alívio no mercado de trabalho local, que amargou entre novembro (-279 vagas) e dezembro (-1.140 vagas) números negativos, que representam mais demissões do que contratações.
A soma de janeiro deste ano é maior do que a do mesmo mês do ano passado (+293), mas perde para o de 2022, quando foram reportadas 944 vagas líquidas.
Resultados setoriais
A indústria foi o setor com melhor resultado líquido, com 238 postos criados, fruto das contratações em fábricas de máquinas e equipamentos (+56 vagas), fabricação de produtos de borracha e material plástico (+35) e fabricação de drones (+33).
O grupamento de serviços fechou janeiro com +216 vagas, com admissões numericamente relevantes nos ramos de atividades administrativas e serviços complementares (+172) e transporte, armazenagem e correio (+49).
O banco de dados do Ministério do Trabalho mostra que o comércio teve em janeiro resultado no vermelho, com saldo de -200 vagas de emprego. As demissões foram focadas no setor varejista (-189 postos), em especial, em lojas de roupas, calçados, e em farmácias.
A construção civil foi responsável pela maior alta proporcional nas contrações no primeiro mês do ano em São Carlos. Com saldo de 75 novas vagas, o aumento foi de 2,13%, de acordo com o Caged. O resultado do grupamento foi bastante distribuído, com admissões no setor de serviços especializados (+31), obras de infraestrutura (+25) e construção de edifícios (+19).
A agropecuária também fechou o mês no azul, com saldo de 10 novos empregos criados, com destaque à criação de aves (+6 vagas).