- Publicidade -
EconomiaSão Carlos tem geração de vagas de trabalho em outubro

São Carlos tem geração de vagas de trabalho em outubro

No ano, São Carlos abriu 3.914 vagas de empregos, mostra painel do Ministério do Trabalho e Previdência

- Publicidade -
São Carlos teve resultado no azul em outubro (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
São Carlos teve resultado no azul em outubro (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

São Carlos teve geração de 249 vagas de trabalho no mês de outubro, informa o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência. No ano, São Carlos abriu 3.914 vagas de empregos.

No décimo mês do ano, o mercado são-carlense admitiu 3.304 trabalhadores e dispensou 3.055. O “estoque”, número que mostra o total de trabalhos com carteira assinada, está em 81.731 postos.

- Publicidade -

LEIA MAIS
Furtos, roubos, homicídio e estupro continuam aumentando em São Carlos
 

Em outubro, houve expansão nos empregos ligados ao comércio, cujo saldo ficou positivo em 159 vagas. O setor de serviços também teve abertura de postos, com 99 no período. Juntos foram as duas atividades econômicas que mais empregaram. Houve ainda resultados positivos na construção, com 12 vagas abertas e agropecuária, com 1. A indústria teve o único resultado no vermelho, com -22 postos.

O Caged mostra ainda a evolução do emprego conforme a faixa etária, gênero e escolaridade dos trabalhadores. No mês passado, por exemplo, as mulheres tiveram expressiva participação na expansão do mercado de trabalho e responderam a 230 dos 249 postos abertos.

O cadastro aponta melhora do ambiente para trabalhadores com curso superior incompleto ou completo (+123 de saldo), fundamental incompleto ou completo (+77) e médio (+44).

Dentre as faixas etárias, jovens de 18 a 24 anos somaram 153 postos em outubro, mas também houve expansão para os de 50 a 64 anos, com +62. Houve reduções para quem tem de 30 a 39 anos (-50) e com mais de 65 anos (-25).

- Publicidade -

Destaques de outubro

As atividades econômicas com aumento expressivo no mercado de trabalho são relacionadas aos setores comerciais e de serviços. Hotelaria e alimentação, por exemplo, teve saldo positivo de 78 postos. Os serviços de administração, conservação e manutenção de edifícios também contrataram: +121 vagas. O Caged ainda mostra evolução dos dados de emprego do varejo (+38) e atendente de lojas e mercados (+37).

Com resultado negativo, na indústria, a má notícia vem da indústria de transformação, em especial a química, com redução de 83 postos totais.

BR e SP no azul

O Brasil teve resultado positivo, com 159.454 postos de trabalho criados em outubro, com geração em todas as regiões.

O Estado de São Paulo teve geração de empregos no último mês, com 60.404 postos de trabalho criados. Ao todo, a maior economia do país conta com 12,29 milhões de empregos com carteira assinada.

Em SP, o setor de serviços teve evolução, com 37.275 postos abertos, seguido do comércio, com 14.192, a indústria teve desempenho bom, com 6.479 postos e a construção civil, 4.106. A agropecuária teve resultado no vermelho, com -1.648 postos.

VEJA TAMBÉM
Oitavas de final começam a ser definidas hoje; confira a tabela
 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -