- Publicidade -
EconomiaSem salários, funcionários de metalúrgica de São Carlos protestam e pedem ajuda

Sem salários, funcionários de metalúrgica de São Carlos protestam e pedem ajuda

A falta de pagamento dos salários traz insegurança financeira para a família de 30 pessoas, com repercussões alimentares em alguns dos casos

- Publicidade -
Trabalhadores realizaram manifestação para protestar contra atrasos no pagamento (Foto: Divulgação/Sind. Metalúrgicos)
Trabalhadores realizaram manifestação para protestar contra atrasos no pagamento (Foto: Divulgação/Sind. Metalúrgicos)

Funcionários de uma indústria metalúrgica de São Carlos estão com salários atrasados e sem perspectiva de receber os direitos. Nesta quarta-feira (30) vence o prazo legal para pagamento do 13º salário, mas não há previsão de depósito.

A situação é acompanhada de perto pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté. Desde o começo deste ano a empresa Giometti tem faltado com as obrigações, reclamam. Na manhã de ontem (29), trabalhadores e representantes fizeram manifestação em frente à fábrica. À tarde, participaram de sessão da Câmara Municipal, onde expuseram a situação na tribuna livre.

- Publicidade -

LEIA MAIS
CPIs que investigavam o governo Airton terminam sem apontar irregularidades
 

Segundo o secretário-geral do sindicato, Waldemar Muniz, a situação é delicada. A falta de pagamento dos salários traz insegurança financeira para a família de 30 pessoas, com repercussões alimentares em alguns dos casos.

O representante afirma que a demanda é acompanhada pelo Ministério Público do Trabalho, mas mesmo com apoio de promotores os empregadores mal têm respondido aos questionamentos do sindicato.

“A empresa, na verdade, não tem condições nem de comprar material para o pessoal trabalhar, está fechada há praticamente duas semanas. Eles mandaram o pessoal para casa e então estão nesta situação”, afirma.

O sindicalista explica que os funcionários estão com dois vales e o pagamento atrasados, a primeira parcela do 13º sem previsão de depósito e, com o panorama atual, há dúvidas se o pagamento de dezembro será disponibilizado.

“Estamos movendo um processo para que a empresa faça a demissão e dar baixa na Carteira de Trabalho. Pelo menos isso libera o Fundo de Garantia, o pessoal pode dar entrada no Seguro-Desemprego e consegue sobreviver até conseguir outro emprego”, explica.

Assunto levado à Câmara

- Publicidade -

Na Câmara Municipal, os vereadores apoiaram a luta dos trabalhadores e pediram à Prefeitura que dê uma assistência emergencial para os funcionários da Giometti. A possibilidade de fornecimento de cesta básica para os empregados foi aventada durante a sessão. Os parlamentares ainda assinaram Moção de Apoio aos trabalhadores.
 

Com a palavra, a Giometti
Procurada por telefone e e-mail, a Giometti não atendeu aos questionamentos da reportagem.

VEJA TAMBÉM
Tunísia bate França, mas Austrália classifica; Argentina busca vaga
 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -