Simpósio organizado pela Embrapa Pecuária Sudeste, em São Carlos, vai debater a produção de carne de baixo carbono e manejo de pastagens em sistemas integrados de produção Lavoura-Pecuária-Floresta, desenvolvido pela empresa de pesquisa.
A produção através da integração possibilita a produção de carne e leite de forma mais equilibrada com o meio ambiente, em um dos modelos mais sustentáveis e com diversos serviços ambientais.
O encontro, que está na sétima edição, será realizado entre os dias 7 e 8 de dezembro, nas sedes urbana e rural da empresa de pesquisa.
Benefícios do modelo
De acordo com o pesquisador Alberto Bernardi, da Embrapa Pecuária Sudeste, a presença de árvores contribui para o aumento de matéria orgânica no solo, da atividade microbiológica e da ciclagem de nutrientes, influenciando na fertilidade do solo e infiltração e retenção de água na área. Além disso, regula o microclima, possibilitando bem-estar animal, com reflexos diretos no incremento da produção de carne e leite.
O componente arbóreo, ainda, é responsável pelo aumento da biodiversidade, incluindo fauna e microrganismos. A madeira também traz retorno financeiro para o produtor rural.
FIQUE ON!
Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.