- Publicidade -
EconomiaStartup de ex-alunos da USP São Carlos está entre as 50 mais promissoras de lista da Forbes

Startup de ex-alunos da USP São Carlos está entre as 50 mais promissoras de lista da Forbes

Foco de empresa é no desenvolvimento de soluções de inteligência de máquina e sistemas de monitoramento industrial

- Publicidade -

Três ex-alunos do curso de Engenharia de Computação da USP de São Carlos se uniram e criaram, em 2019, uma startup que desenvolve soluções de hardware e software no ramo industrial. O curso de graduação é oferecido pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) em parceria com o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC).

Apesar de confiantes na jornada empreendedora, não esperavam o feito alcançado apenas cinco anos depois com a empresa deles, a Tractian. Eles figuraram na lista da Forbes como uma das 50 empresas de Inteligência Artificial mais promissoras do mundo, avaliada em R$ 1 bilhão, somando investimentos de alguns dos fundos mais respeitados do mercado.

- Publicidade -

A startup foi fundada por Leonardo Vieira, Igor Marinelli e Gabriel Lameirinhas e, depois, somaram-se a eles João Vitor Granzotti, também formado em Engenharia de Computação, e Pedro Badini, graduado em Engenharia Mecatrônica (EESC).

Com foco no desenvolvimento de soluções de inteligência de máquina e sistemas de monitoramento industrial, a Tractian inaugurou a categoria de Assisted Maintenance (Manutenção Assistida) no setor industrial e, assim, se estabeleceu como pioneira e líder na aplicação de Inteligência Artificial à gestão e monitoramento de ativos. Isso permitiu às empresas economia de grandes recursos ao detectar antecipadamente falhas e otimizar equipes de manutenção.

Para alcançar o atual nível, os líderes da startup destacam o preparo e a aquisição do máximo de conhecimento possível como itens essenciais. “Desenvolver tecnologia de ponta no Brasil não é uma tarefa fácil e arrisco dizer que seria impossível fazer isso sem uma educação de alto nível, com grade completa e projetos extracurriculares que te permitem colocar em prática e aprender com a mão na massa.”, ressalta Gabriel Lameirinhas, Co-CEO da startup.

João Vitor Granzotti, diretor de dados da Tractian, citou o ambiente universitário como fundamental na trajetória profissional. “Esse tipo de formação completa e polivalente não apenas enriqueceram minha formação técnica, como também proporcionaram insights valiosos sobre o campo da IA no Brasil e no mundo, o que foi decisivo para o sucesso da minha trajetória profissional e, consequentemente, para a nossa empresa”.

Ao pensar nos próximos passos a serem dados, os empreendedores que saíram da USP para ganharem o mundo têm o caminho mentalmente muito bem-planejado. “Nosso principal próximo passo hoje é alcançar ainda mais pessoas dentro da indústria, empresas de pessoas diferentes com processos e disciplinas diferentes. Estamos muito fortes em manutenção, mas acredito que a gente consiga fazer ainda mais, impactando ainda mais as indústrias do mundo todo”, diz Lameirinhas.

- Publicidade -

FIQUE ON!

Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -