Trabalhadores da Electrolux paralisaram a produção em São Carlos por duas horas nesta quarta-feira (11). A manifestação aconteceu na entrada do primeiro turno da manhã.
Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e região, a paralisação ocorreu em face à “falta de proposta da empresa que atenda a reivindicação dos trabalhadores, na negociação da campanha salarial”.
Os trabalhadores reclamam que a data-base venceu em 1º de setembro “e as negociações não avançaram até o momento”.
O presidente do sindicato, Vanderlei Strano, afirmou que os funcionários poderão “partir para greve” se as negociações com a multinacional sueca não avançarem. O sindicalista pediu que a empresa retome as negociações e que apresente proposta que contemple os metalúrgicos da Electrolux.
Procurada, a empresa não se manifestou sobre a paralisação.
América Latina representa 18% das vendas globais
Somente na América Latina, a multinacional vendeu 24 bilhões de coroas suecas, equivalente a R$ 11,1 bilhões, ao longo de 2022. O faturamento na região corresponde a 18% do total vendido pela sueca no ano passado.
Levando em consideração apenas o Brasil, Argentina e Chile, a Electrolux representa 29% em participação de mercado, com a marca sueca líder no segmento de refrigeração e freezer.
Em relatório provisório divulgado aos acionistas em meados de julho desde ano, o conglomerado sueco reportou redução de 8,4% nas vendas líquidas globais no segundo trimestre. A empresa apontou para “demanda fraca” e “menor poder de compra” como fatores para a redução no faturamento mundial.
FIQUE ON!
Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.