O Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo realizou um levantamento com 11 imobiliárias de São Carlos e região, o qual mostrou que a cidade obteve uma alta de 120% na venda de imóveis.
A alta, que é referente ao acumulado de janeiro a junho de 2022, mostra que a demanda pela compra de imóveis foi maior do que a procura por locação, visto que os aluguéis tiveram queda de 72% no acumulado do mesmo período.
O destaque nas vendas dos imóveis foi para o mês de junho, em que a alta na demanda foi de 180%, em relação ao mês de maio. O segundo mês com maior procura no período foi fevereiro, com aumento de 52,84%.
A tendência de venda dos imóveis compreende a procura tanto por casas quanto por apartamentos, mas em junho, especificamente, o cenário foi diferente, já que 100% das vendas de imóveis realizadas no mês foram de apartamentos, ou seja, nenhuma casa fora vendida neste mês na região.
Segundo a pesquisa, os novos proprietários deram preferência para a compra de imóveis de até R$ 200 mil, localizados em regiões mais distantes do centro e fora da “área nobre” da cidade.
Outro dado revelado no levantamento foi em relação ao tipo dos apartamentos, sendo que os mais vendidos foram os de dois dormitórios, com uma vaga de garagem.
Já em relação às locações, a tendência observada foi na contramão das vendas, já que 100% dos imóveis alugados foram casas, o que mostra que nenhum apartamento foi alugado neste mês na região. As casas mais alugadas foram aquelas na faixa de aluguel de até R$ 750.