O luso-brasileiro Nuno Fojo foi o vencedor da edição inicial do Rallymakers UTV Cup, realizado em São Carlos (SP) neste fim de semana.
A prova são-carlense da nova categoria do rali nacional teve circuito técnico, em canavial de vegetação alta, o que traz mais dificuldades aos pilotos. Ainda assim os competidores atingiram os 140 km/h, velocidade máxima da categoria.
“Um percurso rápido e com cana alta: foi a configuração perfeita. Isso aumentou a adrenalina e apimentou a disputa, pois aceleramos no cego, ou seja, não conseguíamos ver o que vinha pela frente. Tem que acreditar nas placas de sinalização do trajeto e obstáculos, ler rapidamente o terreno e aplicar tudo o que se sabe sobre pilotagem”, descreveu o piloto Kaique Bentivoglio, quinto colocado na categoria geral.
Em prova difícil, houve bastante briga pelas primeiras posições, com diferenças diminutas entre os competidors. Na geral, apenas 28 segundos separaram o vencedor, Nuno Fojo, do segundo colocado, Marcus Cotton, em um duelo de companheiros na equipe Polaris Factory Racing. A marca também conquistou da terceira à quinta posições com Lucas Moraes; Júnior Siqueira e Kaique Bentivoglio, respectivamente.
Fojo se surpreendeu com o próprio desempenho. “Havia muitas retas e trechos de alta velocidade, e o curioso é que sempre tive melhor performance em percursos mais travados; mas desta vez fui bem nas duas condições e o resultado veio”, comemorou.
Sara Price também se divertiu em sua primeira prova no Brasil. A pilota californiana, que disputa a série Extreme E de buggies elétricos, terminou na nona posição, mesmo com uma escapada de pista que a fez perder tempo na segunda volta.
Próxima etapa em Sorocaba
A segunda das quatro etapas do campeonato está marcada para 28 de maio, em Sorocaba (SP). O campeonato passará ainda por Socorro (09 de julho) e Santa Bárbara d’Oeste (10 de dezembro).
Primeira etapa: São Carlos (SP)
Classificação geral
Nuno Fojo (Polaris RZR Pro R/Polaris Factory Racing) 58min46
Marcus Cotton (Polaris RZR Pro XP/Polaris Factory Racing) 59min14
Lucas Moraes (Polaris RZR Pro XP/Polaris Factory Racing) 59min41
Júnior Siqueira (Polaris RZR Pro XP/Cotton Racing) 59min48
Kaíque Bentivoglio (Polaris RZR Pro XP/Polaris One) 1h00min12
Vencedores por categorias
UT1: Nuno Fojo (Polaris RZR Pro R/Polaris Factory Racing)
UT2: Marcus Cotton (Polaris RZR Pro XP/Polaris Factory Racing)
UT3: Júnior Siqueira (Polaris RZR Pro XP/Cotton Racing)
UT4: Guilherme Rodrigues (Polaris RZR Pro XP/HPS Racing Team)
UT5: Pedro Tocci (Polaris RZR Pro XP/Action One)
UOV: Alexandre Moulin (Can-Am Maverick X3/GC Rally Team)
UDB: Vinícius Lima/Minae Miyauti (Can-Am Maverick X3/Bianchini)