Pouco menos de 20 dias após o encerramento das Olimpíadas de Tóquio, o Japão dá início aos Jogos Paralímpicos. O evento esportivo começou nesta terça-feira (24) e segue até 5 de setembro com o recorde de 4.403 atletas participantes.
Em Tóquio, os brasileiros vão competir em 20 das 22 modalidades presentes, com exceção do basquete e do rúgbi em cadeira de rodas. Ao todo são 259 atletas do país – incluindo atletas sem deficiência como guias, cavalheiros, goleiros e timoneiros -, sendo 163 homens e 96 mulheres, além da comissão técnica, médica e administrativa, o que totaliza 434 pessoas.
A cerimônia de abertura começou às 8h (horário de Brasília) no Estádio Nacional do Japão. As primeiras disputas devem começar ainda na noite desta terça-feira (horário de Brasília).A cerimônia e as competições estão sendo transmitidas pelos canais da TV Brasil e da SporTV.
Acompanhe ao vivo:
Atletas da região
Dois atletas de São Carlos (SP) devem competir na natação paraolímpica. São eles Ronystony Cordeiro, na categoria S4, e José Ronaldo da Silva, na categoria S1.
Segundo o técnico Mitcho Bianchi, também são-carlense e que está representando o país como técnico da seleção da modalidade, Ronystony deve abrir as competições já nesta terça, às 21h30, enquanto José Ronaldo entra na disputa na quarta (25), às 5h30.
Já o são-carlense Carlos Viana, atleta do Paratriathlon, deve disputar entre os dias 27 e 28 de agosto. Ele, que compete na classe PTS5, é um dos favoritos para conquistar uma medalha.