O boxeador brasileiro Hebert Conceição conquistou neste sábado (7), a medalha de ouro na categoria até 75kg do Boxe. Ele venceu a disputa pelo ouro contra o ucraniano Oleksandr Khyzniak, por nocaute no terceiro assalto, na arena Kokugigan. O brasileiro perdeu os dois primeiros rounds, mas conseguiu derrubar o rival no terceiro para garantir o topo do pódio nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Na campanha até a conquista do ouro, Hebert derrotou o chinês Tuohetaerbieke Tanglatihan por 3 a 2, em decisão dividida dos árbitros, nas oitavas. Nas quartas, superou o cazaque Abilkhan Amankul novamente por 3 a 2. Já na semifinal, o adversário foi o russo Gleb Bakshi e o brasileiro venceu mais uma vez.
O ucraniano começou o combate com um ritmo intenso e disparava diversos golpes, enquanto o brasileiro tentava se afastar para se proteger. No fim, os cinco árbitros deram vitória para Oleksandr, por 10 a 9.
No segundo assalto, o ucraniano seguiu melhor, porém, Hebert conseguiu golpear mais vezes o adversário e equilibrou a disputou. O combate seguiu bem truncado, mas com o volume apresentado no começo do round, o ucraniano venceu novamente na opinião dos cinco árbitros.
Atrás na decisão e com todos os juízes já davam 20 a 18 para o ucraniano, Hebert precisava aplicar um nocaute no adversário, ou conquistar uma vitória tão convincente, que os juízes dessem 10 a 8 no placar no assalto. E foi o que o brasileiro fez, conseguiu um lindo golpe que levou o ucraniano ao chão. Oleksandr ainda tentou levantar, mas o árbitro da luta decretou a vitória para o Brasil.
Até o momento, o Brasil conquistou 18 medalhas nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Confira abaixo todos os medalhistas brasileiros:
Ouro: Italo Ferreira (Surfe); Rebeca Andrade (Ginástica Artística); Martine Grael e Kahena Kunze (Vela); Ana Marcela Cunha (Maratona Aquática); Isaquias Queiroz (Canoagem); Hebert Conceição (Boxe).
Prata: Kelvin Hoefler e Rayssa Leal (Skate street); Pedro Barros (Skate park); Rebeca Andrade (Ginástica Artística).
Bronze: Daniel Cargnin e Mayra Aguiar (Judô); Fernando Scheffer e Bruno Fratus (Natação); Laura Pigossi e Luisa Stefani (Tênis em duplas); Alison dos Santos e Thiago Braz (Atletismo); Abner Teixeira (Boxe).