Teve início na quarta-feira (1º) a Segunda Mostra Internacional de Cinema Virtual, parceria entre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa e a Secretaria de Relações Internacionais do Governo do Estado de São Paulo. (Veja programação aqui)
Com curadoria de 25 consulados estabelecidos em São Paulo, o festival será exibido com exclusividade pela plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa, gerida pela Organização Social Amigos da Arte. O filme Alfie, o pequeno teimoso, produção dos Países Baixos, abre o evento, que conta com 45 títulos entre longas e curtas-metragens, documentários e uma animação.
Das produções que integram o evento, a Rússia abocanha a maior parte, com 5 obras. Em seguida, vem a República Tcheca, com 4 filmes. A África do Sul, Canadá, Índia, Países Baixos e Portugal indicaram três filmes cada. A Mostra Internacional contará, ainda, com duas produções da Alemanha, Dinamarca e Itália e com uma da Bélgica, Bolívia, Chile, Coréia, Cuba, Estados Unidos, Finlândia, França, Hungria, Japão, Moldávia, Paraguai, Peru e Suíça.
As estreias acontecem até 21 de dezembro, mas a transmissão dos filmes segue até 31 de dezembro. Algumas produções têm exibição únicas, outras ficam disponíveis por vários dias na plataforma Cultura em Casa, disponível em site e também no aplicativo #CulturaEmCasa. (Clique e acesse)
Esta é a segunda vez que as secretarias se unem para realizar a mostra, que estreou em setembro do ano passado. Na primeira edição, foram exibidos 33 filmes de 21 países, que contaram com 33 mil acessos e 13 mil usuários únicos.