Neste domingo (11) o Parque do Bicão, em São Carlos, foi palco para a terceira edição do Encontro de Carros Antigos, que reuniu centenas de pessoas. Entre expositores e meros visitantes, as sensações eram um misto de diversão, admiração e um despertar de paixões. (Veja galeria de fotos abaixo)
Para onde quer que olhassem, os visitantes se deparavam com os mais variados veículos. Customizados, elegantes, com cores vibrantes e excêntricas, detalhes únicos e alguns até com “placas pretas” – que indicam veículos antigos que possuem peças originais com mais de 30 anos de produção, ou seja, carros de colecionadores.
O colecionador Jobinho, como é conhecido, é um deles. Na “falta de um” veículo, ele expôs quatro no evento: um Fusca 63 azul com placa preta, um Fusca 80 branco conversível, uma moto elétrica customizada com as cores do famoso Herbie 53 e uma Variant VW 1600 vermelha, de 72.
Leia mais
Veja opções de lazer e diversão em São Carlos para hoje
Rainha Elizabeth II tinha paixão por automóveis e mecânica
Embora todos chamem a atenção pela autenticidade, Job confessa que o mais admirado pelos visitantes foi a Variant, e por motivos bem curiosos: os clássicos avisos de “Baby On Board” acompanhados de bonecas e a caracterização marcante de Ladybug, uma personagem de desenho infantil criada em meados de 2015.
“Esse veículo exclusivo já faz cinco anos que tenho, e um dia minha filha Livia, de 8 anos, falou que se chamava Ladybug, então a gente caracterizou ela do antigo com o novo. A ideia é manter esse nome enquanto ela quiser”, relatou.
Além deles, Job ainda tem na garagem um Fusca 77 amarelo caracterizado de táxi, e seu amor pelos carros é tão grande que se transformou em seu ofício. “Eu tenho uma locadora de carros na cidade, trabalho com transporte executivo, aluguel de carros, e os antigos acabaram virando uma paixão. Quando tem evento, eles convidam a gente para expor”, contou.
O grupo dos farofeiros
Encontros como este reúnem muitas pessoas com as mesmas paixões, e esse também é o conceito do grupo Farofeiros, onde cerca de 50 pessoas compartilham tal admiração, e entre uma viagem e outra para participarem de exposições, reforçam essa união.
Alexandre Ricardo Rodrigues é um dos participantes. Ele comprou seu carro, um Fusca branco, de um primo que precisou vender por problemas pessoais. Dali surgiu a conexão com os companheiros.
“O Fusca está comigo há praticamente seis meses, mudamos algumas coisas no meio do caminho. Tive o grato prazer de conhecer essa galerinha, estamos estruturando o grupo, mas é sempre um prazer estarmos juntos para curtir o rolê e passar alguns perrengues nas estradas”, disse.
O amante de carros Adalberto Heck da Silva também está entre os Farofeiros. Dono de dois Comodoro, ele trouxe ao evento o verde 77 quatro cilindros que ganhou em uma rifa comprando seis números por R$ 25 cada. O xodó de 79, que tem uma história e tanto, dessa vez ficou descansando.
“Eu tive o meu carro há 30 anos, mas por situações da vida precisei vender depois de dois meses. Então pensei: vou ter que comprar outro, mesma cor, mesmo ano, tudo. Fiquei 25 anos para poder comprar um, exatamente o que eu queria, igualzinho. Foi muito difícil de achar. Depois de dois meses que comprei, ganhei o 77 na rifa”, contou.
O evento não tem hora para acabar e ainda conta com praça de alimentação e apresentação cultural. Para visitantes, a entrada é franca, e para os expositores a entrada é a doação de um quilo de alimento ou R$ 10.
Veja também
Governo estuda novo modelo de concessão para baratear pedágio