Após dois anos de pausa nas celebrações do feriado de 7 de setembro, a prefeitura de Pirassununga retorna nesta quarta-feira com o tradicional desfile cívico que reúne moradores de toda a região, agora para celebrar o Bicentenário da Independência.
A concentração se inicia às 8h15, com cerimônia de hasteamento das bandeiras em frente ao 13º Regimento de Cavalaria Mecanizada (RCMec) e revista às tropas e autoridades. A celebração contará com passagens de aeronaves e instrução da Academia da Força Aérea (AFA) pintando o céu da cidade.
A partir das 9h começa o desfile militar, que neste ano contará com 14 unidades se apresentando, entre escolas municipais, entidades e associações da cidade, na Avenida Newton Prado.
Neste ano, o Comando da Tropa em desfile ficará a cargo da AFA, que será representada pelo Tenente Coronel Aviador Alexandre Ribeiro Deliberador. Além disso, a bandeira do Brasil será conduzida pela 1ª Tenente FARM Vânia Ortega Gutierres, do Grupo de Saúde da Academia (GSau-YS).
Segundo a organização, a expectativa é grande para o tão aguardado retorno de um dos mais prestigiados desfiles do Estado. Embora prestigie as cerimônias da Academia da Força Aérea (AFA), o presidente Jair Bolsonaro vai participar do desfile em Brasília.
Leia mais
Sem Daniel, Brotas terá evento para homenagear cantor João Paulo
Drama literário e filme sobre Zé Arigó estreiam em São Carlos
Outras cidades
Quem também está retomando o desfile cívico em alusão ao 7 de setembro é a cidade de Porto Ferreira. O evento, organizado pela Secretaria da Educação, tem início previsto para 8h, com concentração a partir das 7h30.
Mantendo a tradição, o desfile acontece na Avenida Engenheiro Nicolau de Vergueiro Forjaz, no Centro. O palanque oficial será colocado na Praça do Calçadão Neno Perondi, que fica em frente à sede da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania.
Motoristas e pedestres devem ficar atentos às interrupções no trânsito. Além da Avenida Engenheiro Nicolau, também ficarão fechados os acessos a ela desde a Rua João Procópio Sobrinho até a Comendador Agostinho Prada.
Em São Carlos não haverá desfile cívico pelo terceiro ano seguido, dois deles em decorrência da pandemia. Neste ano, a solenidade cívica será no Ginásio Milton Olaio, com participação de escolas municipais, autoridades e representantes de associações e entidades.
Também haverá apresentação das bandas da Apae, Sal da Terra e Tiro de Guerra, tudo a partir das 9h e aberto ao público. A expectativa é de que cerca de mil alunos da rede municipal participem da festa.
Veja também
Sony anunciada a nova linha de acessórios para PlayStation 5