Bogonote, pizza de alface e o tradicional lanche prensado são temas de minidocumentários que a Fundação Pró-Memória está preparando para as próximas semanas.
As iguarias serão relembradas nas semanas que antecedem o aniversário de 166 anos de São Carlos.
Os documentários são produzidos pela equipe da Fundação Pró-Memória, sob a batuta da historiadora Vanessa Martins Dias.
Uma das iguarias tem origem italiana e é frequente nos natais e datas especiais de descendentes do “país da bota”. O bogonote – originalmente bocconotti – veio da Puglia, região que fica no “calcanhar” da península itálica.
O doce tem a aparência de uma empadinha e é produzido com uma massa amanteigada crocante. O recheio é feito com goiabada, uvas passas, castanhas e frutas cristalizadas, conforme o gosto.
“Como é uma tradição italiana, ele ficou mais focado nas famílias da cidade. Durante os trabalhos, entrevistamos as pessoas da comunidade nas ruas e muita gente disse que não conhece”, revela a historiadora.
Situação diferente foi encontrado em outras iguarias locais, como a pizza de alface e o prensado, que são amplamente conhecidos na cidade.
A origem da pizza de alface é desconhecida, mas é datada dos anos 2000. Para quem pode pensar que a pizza verdinha pode ser sem graça, ela tem atrativos interessantes. O primeiro é que a alface é acrescentada depois de a pizza ser assada, o que dá aspecto crocante. Já o bacon deixa tudo mais gostoso e saboroso, afinal, “bacon é bacon”, comentam.
Sobre quem fez primeiro a pizza de alface, há um “mistério” que paira sobre a cidade. Ícone da gastronomia são-carlense, há incertezas sobre a paternidade ou maternidade, mas o fato é que a pizza de alface já é vista em estabelecimentos de outras cidades do interior.
“Eu queria saber quem foi que criou, sinceramente, porque alface é muito inusitado. Como colocam o alface depois, ela faz o ‘croquizinho’”, comenta.
O prensado são-carlense também tem se espalhado por aí, com variações vistas até na capital paulista. O lanche tem origem que remonta os anos 1970. Personagens ouvidos pela fundação apontam para um estabelecimento localizado na Avenida Getúlio Vargas como o primeiro local a oferecer o sanduíche diferentão.
“[A lanchonete] Ficava ali na Getúlio Vargas, perto de onde se montam os circos. Se não me engano, falam em Milão Lanches e caiu no gosto das pessoas”, conta.
Os programetes serão exibidos no Instagram, no Facebook e no Youtube oficiais da Fundação Pró-Memória de São Carlos, a partir da semana que vem.
FIQUE ON!
Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.