Devido à baixa procura, a Prefeitura de Ibaté prorrogou até sexta-feira, dia 27 de agosto, as inscrições para artistas, trabalhadores da cultura e espaços artísticos e culturais, que desejam pleitear o recebimento dos benefícios da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.
O primeiro passo para quem deseja requisitar o recebimento dos benefícios é se cadastrar na plataforma Mapa da Cultura [www.mapas.cultura.gov.br]. “Porém, tivemos um baixo número de cadastro dos artistas de nossa cidade”, contou o diretor do Centro Cultural de Ibaté, Joziel Gama.
Estima-se que serão distribuídos cerca de 90 prêmios em dinheiro que variam entre R$ 2 mil e R$ 4 mil por artista. “Esses prêmios serão distribuídos de acordo com a trajetória e do histórico de cada artista e sua colaboração artística para com a cidade de Ibaté”, explicou.
Como se cadastrar?
A partir deste acesso, será possível criar um ou mais agentes no Mapa da Cultura, como, por exemplo, agente individual (pessoa física que atua na cadeia produtiva da cultura) e/ou agente coletivo (coletivo cultural, formalizado ou não, empresa etc). Para tanto, após realizar o login, o interessado deve acessar a aba “Painel de controle”, selecionar a opção “Meus agentes” “Adicionar novo agente”, e completar as informações solicitadas.
Ao final, é necessário efetivar a inscrição por meio da opção “Publicar agente” – o que permitirá a qualquer interessado visualizar as informações publicadas.
É possível publicar mais de um agente cultural por meio da mesma ID Cultura; neste caso, os agentes estarão vinculados ao CPF do inscrito, que responderá pela utilização destes perfis na plataforma.
Para cadastrar espaços culturais independentes, o interessado deverá acessar a aba “Painel de controle”, selecionar a opção “Meus espaços”, e seguir os passos indicados na plataforma.
Também é possível cadastrar eventos a serem divulgados na plataforma, por meio da opção “Meus eventos”.