Começa nesta segunda-feira (11) e vai até o dia 17 de dezembro o 19º Festival Internacional de Música Instrumental ChorandoSemParar, em São Carlos. Este ano, essa edição comemora o centenário de nascimento de Waldir Azevedo e tem como convidado homenageado o instrumentista e cavaquinhista baiano, Messias Britto.
As apresentações estão voltando para a tradicional Praça da XV após três anos acontecendo virtualmente e em outros espaços. O espaço será palco para mais de 12 horas de música gratuita que trazem uma imersão cultural a quem participa.
Fátima Camargo, diretora do ChorandoSemParar, explica que os repertórios são preparados durante o ano, especialmente, para cada edição, sempre se destacando pela qualidade técnica e artística do elenco de reconhecimento internacional e pela qualidade musical dos instrumentistas da cidade e região.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
- Segunda-feira (11), às 20h – Apresentação musical no Teatro Municipal de São Carlos, com o musicista Messias Britto, a violinista Vanessa Dourado e o clarinetista Pedro Alliprandini. Ingressos na bilheteria a partir das 18h;
- Terça a sexta-feira (12 a 15) – atividades formativas e de arte-educação em escolas públicas;
- Sábado (16) – passagem de som na Praça da XV e apresentações musicais à noite;
- Domingo (17) – 12 horas de apresentações musicais na Praça da XV.
DESTAQUE PARA O CONVIDADO
A edição deste ano tem como convidado o músico precoce e autodidata Messias Britto, natural do sertão baiano, que vem se destacando como uma das grandes revelações da música instrumental brasileira. Junto de amigos, ele formou o “OS Chorões do Cumbe”, primeiro grupo de choro de sua região.
Hoje, seu principal instrumento é o cavaquinho de cinco cordas. “Um ano muito especial para nós cavaquinistas, por comemorar o grande mestre Waldir Azevedo, ícone da nossa música brasileira. As homenagens se estendem a Osmar Macedo, um dos criadores da guitarra baiana e do trio elétrico”, disse.