- Publicidade -
Lazer e CulturaChuva de meteoros e superluas: agosto terá fenômenos astronômicos raros

Chuva de meteoros e superluas: agosto terá fenômenos astronômicos raros

Uma delas, a Superlua Azul, será a maior do ano; confira o calendário de eventos celestiais deste mês

- Publicidade -

Agosto começa com ótimas – e raras – oportunidades para quem gosta de admirar o céu: duas superluas, que acontecem no início e no fim do mês, e chuva de meteoros. Nesta terça-feira (1º) acontece o primeiro fenômeno astronômico, a Superlua do Esturjão.

O segundo fenômeno raro, a Superlua Azul, acontece em 31 de agosto deste ano, e segundo a Nasa, só deve acontecer novamente daqui 11 anos, em 2023 (saiba mais abaixo).

- Publicidade -

Confira os eventos celestiais de agosto:

  • 1º de agosto – Superlua Cheia
  • 13 de agosto – Pico de chuva de meteoros das Perseidas
  • 16 de agosto – Lua Nova
  • 27 de agosto – Saturno em oposição
  • 30 de agosto – Conjunção Lua-Saturno
  • 31 de agosto – Superlua Cheia Azul

VEJA TAMBÉM

Maria Gadú anuncia show da nova turnê no Sesc São Carlos em agosto

Meio ambiente é tema de mostra fotográfica promovida em São Carlos pela diplomacia dos EUA

EXPLICANDO CADA UM DELES

SUPERLUA DO ESTURJÃO

- Publicidade -

O primeiro fenômeno será nesta terça-feira, às 18h31. A lua ganha esse nome porque agosto era a melhor época para pescar esturjões no nordeste da América do Norte.

Segundo o site Starwalk, o “super” significa que a Lua Cheia “coincidirá estreitamente com a aproximação mais próxima do nosso satélite natural com a Terra (perigeu)”. Outros nomes associados à superlua são: Lua da Fruta, Lua das Mulheres, Lua da Neve e Lua da Tempestade.

SUPERLUA AZUL

A também conhecida como Lua Cheia Extra, acontece no dia 31 de agosto e ganha esse nome por ser a segunda lua cheia em um mês corrido. Além disso, esse ano ela será a maior do ano.

CHUVA DE METEOROS DAS PERSEIDAS

A chuva está ocorrendo desde 17 de julho e vai até 24 de agosto, mas atinge seu pico por volta de 13 de agosto. Ela poderá ser vista melhor do hemisfério norte. A lua iluminada a 10% estará em fase minguante e não deve obstruir a vista.

A dica do Starwalk para visualização é: procure seu ponto radiante na constelação de Perseus por volta da meia-noite. Em condições ideiais, será possível ver 100 meteoros por hora.

PARA OS ADMIRADORES

Nesta semana, o planeta Saturno será um dos pontos mais brilhantes perto da Lua. Alguns aplicativos de celular ajudam a localizar constelações e planetas apontando a câmera do aparelho, para que os admiradores consigam explorar o céu.

Entre eles estão: Star Walk 2, Solar Walk Lite, Star Finder, Sky Map e Stellarium. Todos são gratuitos e a maioria está disponível apenas para o sistema Android.

LEIA MAIS

Comissão apura denúncias de excesso policial no Guarujá

- Publicidade -
Thayná Cunha
Thayná Cunhahttps://www.acidadeon.com/saocarlos/
Repórter do acidade on desde 2019. Graduada em jornalismo pela Uniara e pós-graduada em Marketing e Mídias Digitais, atuou como assessora de imprensa e social media e escreve, principalmente, sobre lazer, cultura e comportamento.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -