- Publicidade -
Lazer e CulturaCia. Mundu Rodá apresenta espetáculo teatral Memórias da Rabeca

Cia. Mundu Rodá apresenta espetáculo teatral Memórias da Rabeca

Espetáculo convida o público para viajar pelas memórias e histórias dos rincões do Brasil; Transmissão com tradução em Libras ocorre pelas mídias sociais

- Publicidade -

Apresentação do espetáculo Memórias da Rabeca. Foto: Daniel Cunha/Divulgação

De 16 a 21 de abril de 2021, às 19h00, a Cia. Mundu Rodá realiza apresentações gratuitas e com tradução em Libras do espetáculo Memórias da Rabeca pelo Facebook e Youtube. Após a apresentação haverá bate-papo com integrantes da equipe de criação e mestres rabequeiros do país. 

- Publicidade -

Memórias da Rabeca revela memórias guardadas por sete rabecas, trazendo à luz histórias e personagens que ficaram e continuam à margem – da sociedade, da mídia e da justiça brasileira. Memórias que ecoam e atravessam os tempos e seus guardiões – os rabequeiros brasileiros – colocando em foco dinâmicas das relações entre o humano e a rabeca.

“Assim como nós, cada rabeca é única e possui uma persona sonora – afinam e desafinam. Cada rabeca tem sua digital sonora e cultural, e entre inúmeras possibilidades de ser e se reinventar, elas documentam histórias, por vezes inesperadas, de lugares quase esquecidos deste país”, comenta a Cia. Mundu Rodá.

Memórias da Rabeca é uma obra de resistência poética dividida em sete atos: Cegos Rabequeiros, Maneirinha, Boi da Mão de Pau, Cultura Caiçara, Fandango – Resistência e Tradição, Iauaretê, Minha Chã e Redemunho. Cada movimento é inspirado na obra de poetas e rabequeiros, como Cego Oliveira, Cego Aderaldo e Cego Sinfrônio, Seu Nelson (AL) e Fabião das Queimadas (1848-1928), ex-escravo que comprou sua liberdade e de seus familiares com sua música e poesia.

O espetáculo é fruto de intensa pesquisa artística realizada através do intercâmbio com rabequeiros da Cultura Caiçara, Quilombola e Indígena do Litoral Paulista, também por meio de pesquisa histórica sobre rabequeiros que marcaram a música e a poesia no Brasil, além da pesquisa de campo continuada da Cia. Mundu Rodá junto aos rabequeiros do Nordeste Brasileiro (Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte)

“Nos anos em que residimos na Zona da Mata Pernambucana, aprendemos com nossos mestres e mestras que o aprendizado e a criação artística não são instâncias isoladas. Ali, as brincadeiras, as festas e os ritos são manifestações que refletem o modo como a comunidade entende as relações em várias esferas da vida. Do mesmo modo, buscamos este caminho na criação e na pedagogia que desenvolvemos, onde vida e arte ecoam juntas para expressar as possíveis e diferentes visões de mundo,” explica o grupo.

- Publicidade -

As apresentações de Memórias da Rabeca fazem parte da Mostra de Repertório da Mundu Rodá, que começou com apresentações de “Vida de cão, coração de herói” e conta ainda com a revisitação do projeto/espetáculo ARIGÓS: bandeira, espinha-de-peixe, cara-de-gato e o novo projeto musical de Alício Amaral com composições inéditas.

Sinopse – Espetáculo: Memórias da Rabeca
Espetáculo-solo que revela memórias guardadas por sete rabecas, trazendo à luz histórias e personagens que ficaram e continuam à margem – da sociedade, da mídia e da justiça brasileira. Memórias que ecoam e atravessam os tempos e seus guardiões – os rabequeiros brasileiros -, colocando em foco dinâmicas das relações entre o humano e a rabeca. Um convite para o encontro com a multiplicidade do universo da rabeca. A rabeca torna-se a voz, os pés e as mãos do ator que a toca, e o ator torna-se a vibração de suas cordas e sua música. Duração: 60 minutos 

Quando: de 16 a 21 de abril de 2021 – Horários: 19:00
Onde assistir: Facebook e Youtube
Classificação Livre – Grátis
Acessibilidade:
Tradução simultânea em Libras
Bate-Papo: após cada exibição um bate papo ao vivo com a equipe de criação do espetáculo

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -