A UVA (Unidos da Vila Alemã) é a campeã do Carnaval de Rio Claro pela segunda vez consecutiva. Com 179,4, a escola de samba levou para a avenida a história do João-de-Barro pela ótima de povos indígenas. O desfile das campeãs será nesta terça-feira (13).
A apuração das notas das escolas que desfilaram sábado e domingo foi realizada nesta segunda-feira (12) no Ginásio de Esportes Felipe Karam, com a presença de grande número de torcedores e dirigentes das escolas de samba.
A escola A Casamba ficou em segundo lugar, com 179,0 pontos. A Samuca em terceiro com 178,9 e a Grasifs em quarto lugar, com 177 pontos.
UVA inspiradora
Este ano, a escola contou com 600 integrantes divididos em 14 alas. Fundada em 1986, a agremiação já tinha vencido quatro carnavais.
O samba “Ku’ya – os verdes cantos do João-de-Barro“ mostrou o Brasil por meio do voo da ave pelas matas e florestas do país. De acordo com o carnavalesco Marcelo Camargo, o tema veio de forma inesperada.
Um joão-de-barro pousou na árvore que tem aqui na lateral, e eu fiquei olhando. Ele se aproximou e eu falei ‘vamos falar um pouco sobre ele’ e pesquisando eu descobri que há uma lenda indígena que falava como o joão-de-barro surgiu sob a ótica das tribos indígenas.
Marcelo Camargo, carnavalesco
O desfile de Carnaval na cidade também contou com a participação de outras escolas. No sábado (10), desfilaram Corte Momesca, Bloco da Saúde, Gaviões da Fiel, Grasifs e A Casamba.
Já no domingo, os foliões curtiram os Embaixadores do Samba, Samuca, UVA, além do desfile do carro da Corte Momesca e do Bloco da Saúde. A escola Império do Samba desistiu de desfilar em 2024.
O desfile das campeãs será na noite desta terça-feira (13).
*Com informações do g1.