Nesta quinta-feira (18) é celebrado o dia de uma das melhores comidas de rua do mundo – segundo a enciclopédia gastronômica TasteAtlas – , e uma riqueza da cultura brasileira, a coxinha. Em um estabelecimento de São Carlos, o salgado vem de uma forma ainda mais saborosa: em tamanho gigante, pesando cerca de 400g.
A lanchonete da empreendedora Marilla Rodrigues é um dos patrimônios do bairro Boa Vista. Com 13 anos de história, a proprietária conta que já passou por muitos acontecimentos e crises que a fizeram pensar em desistir, mas a fidelidade da clientela teve força maior.
Como toda história de estabelecimentos consolidados, o dela começou pequeno, literalmente. As primeiras vendas eram de porta em porta, com bandejas de salgados congelados de 80g a unidade, e ao longo desse tempo, os clientes começaram a procurar as iguarias.
“Naquela época, o meu marido teve a ideia de começar a recepcionar os clientes, porque eles nos procuravam para encomendar os salgadinhos, então abrimos a loja, mas com o diferencial do tamanho gigante, para chamar mais a atenção dos clientes”, contou.
VEJA TAMBÉM
Velozes & Furiosos 10 chega aos cinemas de São Carlos; veja horários das sessões
Rodeio de Dourado começa nesta 5ª com show de Matheus e Kauan com entrada solidária
Nesse período, muitas provações e ideias para fazer as vendas aumentarem. Hoje, a lanchonete tem 14 funcionários que preparam salgados gigantes, em tamanhos menores, salgados de festa e afins, tudo bem organizado e administrado.
“Cheguei a fazer delivery na pandemia, mas não teve um bom resultado, resolvemos ficar só na retirada e alimentação no local. Atendemos cerca de 3 mil clientes por mês, de segunda a sábado”, disse.
QUAL É O SEGREDO?
Claro que a ideia de degustar uma coxinha gigante já enche os olhos de quem ama o salgado, mas com tantos anos no mercado, não é apenas o alimento que mantém o lugar: o carinho, o cuidado e “um toque especial e secreto” estão por trás de toda essa história.
“É uma massa leve, tem um gosto de batata mas não vai batata, é bem especial, e tem esse toque diferente. O que eu quero para a minha família também desejo para meu cliente, então é tudo de qualidade, tudo feito com muito amor”, defendeu Marilla.
Outro diferencial da lanchonete é que a maioria dos salgados, especialmente a coxinha, costuma ser frito na hora para o cliente. “Nós assamos uma vez no dia, e depois por encomenda ou conforme vai chegando cliente para ficar quentinho e não desperdiçar, porque nós não esquentamos no outro dia para vender”, comentou.
Questionada sobre a possibilidade de coxinhas de outros sabores – como as famosas coxinhas douradas -, ela reforçou que mantém o frango por tradição e que investe em sabores diferenciados para os outros salgados, que também são gigantes.
Marilla comentou, ainda, que tem pensado e investido em planos a médio e longo prazo para levar a deliciosa coxinha gigante, recheada com frango e de textura leve, a outros patamares. “Aos poucos a gente quer ir melhorando o estabelecimento, pensando também em expandir o negócio no futuro”, completou.
Acesse nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui) e fique por dentro de tudo que é notícia na região!
LEIA MAIS
Justus revela motivos que o separou de Galisteu: “comia 2h da manhã”